SERÁ MESMO ?
Todos nós, seres habitantes deste planeta e que respiramos o mesmo ar, temos o direito de amar, odiar ou mesmo ficar indiferente em relação a qualquer coisa. Seja esta "respirante" como você ou não.Pois bem, uma da novidades do futebol moderno é tal da data Fifa. Odiada por uns e não amada por quem quer que seja, ela tem a seu favor algo que diferencia. Nunca é ignorada. Eu que depois do 7x1 do Mineirão, procuro ter o menor contacto possível com seleções, fico entre aqueles que acham um período indiferente.
E indiferença, não é desrespeito. Apenas acho algo melhor a fazer. E tenho minhas razões, pois tive a oportunidade de ver Pelé. Garrincha, Zico, Falcão, Ronaldos e companhia, jogar. E penso que hoje, não há jogadores deste nível, para dar o espetáculo, que os citados deram.
O turfe emana menos paixão. Logo, há menos amor, porém mais ódio, mas em proporções menores. Isto ajuda ou prejudica? Sei lá, mas quando vejo um turfe desenvolvido como o japonês, coibir a presença de Sylvestre de Souza, para dirigir Charyn, passo a ter embolias pulmonares. Caracóis, eu tenho um cavalo que irá abrilhantar um disputa, pois, é o favorito, e não posso utilizar seu jockey usual? Isto faz senso. Tirar o Senna de seu carro, por motivo outros? Será que este carro poderá se apresentar da mesma forma? Penso que não.
Certos cavalos funcionam bem com determinados jockeys. Não penso que Charyn seja um fora de série. Trata-se de um bom cavalo que pegou um período sem a presença de Frankel, Baaeed e outros cavalos que facilmente o bateriam na distância em que ele impera na Europa. Mas quando se separa uma dupla que vem dando certo, mesmo substituindo Sylvestre pelo jockey mais badalado do momento, o cavalo sente. Ele respira, transpira e sabe que algo está diferente em sua vida. Isto não lhes parece possível? Cavalos não são máquinas, e até as maquinas reagem de forma distinta quando dirigidas por profissionais diferentes.
Mas o turfe japonês tem as suas regras e elas devem ser cumpridas. Mesmo que não sejam por mim entendidas, tenho que aceita-las. Como a data FIFA.