NA LUPA DO BARONIUS
A visão de quem esteve lá
Bom dia! Realmente a programação dos uruguaios no dia de Reis foi interessante e já marca uma data tradicional no turfe sul-americano. Trocando algumas informações com o treinador José Luiz Aranha, descobri que ele viajou para acompanhar in loco as provas e vou trazer aqui alguns detalhes das provas que só quem viu ao vivo e conhece pode nos informar.
Começando pelo acidente que ocorreu com Suablenanav TH ainda no padoque. O animal já montado pelo Lazo, se assusta com algo em seu caminho e empina violentamente. Seu ginete cai de pé, mas o animal vai ao solo de forma até violenta. Talvez esteja aí a explicação para a forma como Lazo correu o animal um pouco afastado do ritmo da prova. Além disso, observei novamente a carreira e na curva o Suablenanav TH vem muito solicitado e até leva algumas chicotadas para conseguir se aproximar da turma intermediária. Ele finalizou correndo muito bem e com certeza passará por uma revisão veterinária que o deixará tinindo para os próximos desafios. Com relação ao favorito e legítimo vencedor EL KODIGO, havia muito falatório negativo sobre as condições do cavalo, que não foram confirmados em pista. Ele é um raro caso de animal que vai bem nas duas pistas. Havia perdido uma carreira de cinema no Pellegrini e conta com 5 provas de G1 no currículo, incluindo a Polla em Palermo e um valioso segundo colocado para Ever Daddy no GP Nacional 2024.
No páreo de velocidade, a participação do argentino Arellano começou a dar errado devido à escolha da baliza 1. Como é sabido e os responsáveis pelo animal foram avisados, é melhor largar por fora nesse percurso. Ele acabou correndo muito abaixo de seu padrão, após contestar a velocíssima Honey Moon com certa hesitação e finalizou em último. Em avaliação posterior, Arellano se apresentou sentido do joelho. Possivelmente devido ao esforço em curva, já que o animal compete em provas de velocidade em reta. Ser Sincero fez a carreira mais honesta, atropelando para finalizar em quinto. Candy and Giant não tinha condições de competir, houve até recusa de seu jóquei em montá-la, e ela passeou em Maroñas chegando à frente apenas de um concorrente. Sobre o veloz Metido a Bacana contei sua saborosa história em uma nota separada.
Na milha o olhar do Aranha estava no Unico Happy, que é filho de Hi Happy e criado pelo La Providencia. Conexões bem conhecidas por todos nós. Na opinião dele, o animal teria dificuldade de fazer a transição do relvado para a areia/dirt e isso ficou comprovado na prova. Os argentinos não acreditam que haja tanta diferença entre animais de grama e areia. Eu estou no campo dos que respeitam muito a conformação e os cascos que melhor se adaptam a cada piso. Os diferenciados são sempre exceção. Emmspacial Boy, nas palavras do Aranha, é um animal muito corredor, mas que essencialmente é um velocista tentando chegar na milha. Obviamente vindo para frente e com os parciais marcados, não havia chance da montaria no Francisco Leandro chegar na disputa. Mais um fracasso na conta dos hermanos. Santiago Canalla não completou o percurso e apesar de não ter informações oficiais, obviamente o animal sentiu durante o percurso.
As duas éguas que foram de Buenos Aires para a prova de éguas apresentavam problemas de casco que não foram superados para que elas pudessem ter um desempenho favorável. Acrescento que Brienne Tiger, que é vencedora da Copa de Plata, também atuava apenas pela segunda vez em prova de grupo, logo o padrão de desempenho de ambas não era algo de meter medo. Fica agora a esperança dos responsáveis para curar as feridas da batalha e voltar a competir.
Finalizando, o Aranha esperava mais da corrida do Treasure Island no Ramirez, lembrando que esse é um animal bem irregular e não conseguiu competir com os melhores. O Ramirez teve elevada bolsa de premiação e contou com animais de excelente rating. Realmente um G1 de qualidade. Quanto a Cuan Chef, vencedor do Nacional, a informação que tenho é de que ele é apenas um bom cavalo, não é material excepcional ou cavalo para exportação. Pode até fazer melhor, mas não é a última bolacha do pacote. Resumo do Ramirez pronto. Deixo aqui meu agradecimento aos parceiros que me ajudaram a contar essa versão dos fatos.
Abs, Baronius