Você não precisa ter um humor negro, qual Grouxo Marx tinha, para se referir a seleção brasileira de futebol.
Aliás, vó Adelina, sempre preconizou, que "com cabeça quente, não se chega a lugar algum". Santas palavras... É na realidade, respirar fundo, esfriar a cabeça, dar um tempo e se pronunciar no momento exato. Pois é, precisei de algo mais que 24 horas para poder dizer o que vou dizer. "O futebol brasileiro está uma merda" !
Mas existem razões para tal. Afinal, alguém em sã consciência pode imaginar que um treinador que a um ano e meio atrás dirigia o Ceará, possa ser o responsável por uma seleção penta campeã mundial? Só no varonil, com o céu cor de anil...
Pois é, o turfe brasileiro está vivendo um momento igualmente ruim. na verdade de mal a pior, mas nem tanto quanto o futebol brasileiro. Pois não temos o passado da canarinho. Nunca apresentamos no turfe mundial, algo relevante como um Pelé, um Garrincha, um Zico, um Ronaldo Fenômeno ou mesmo Gaucho. Eles representaram para o futebol mundial, muito. E isto é o que realmente faz a diferença.
Fomos capazes de gerar alguns bons cavalos de corrida, capazes de ganhar uma ou duas importantes carreiras no hemisfério norte. Mas nada do padrão Secretariat, Frankel, Zarkava ou Flightline. Logo temos que saber de antemão, qual nosso verdadeiro lugar.
Mas com um pais que politicamente está vivendo uma situação de cabeça para baixo, o que se esperar de uma CBF?
De há muito joguei a toalha em relação a futebol. Hoje preocupo-me apenas com o Flamengo. Mas no turfe, ainda nutro esperanças. Pode ser loucura, mas ainda as tenho.
Um bom dia para todos.