HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

domingo, 23 de março de 2025

PAPO DE BOTEQUIM: AINDA SOBRE AQUELES QUE VOLTARAM SEM NUNCA TEREM IDO

Creio que me fiz ontem entender, sobre aquilo que considero ser um elemento que voltou sem nunca ter ido. E usei com exemplo, Dansili. Foi uma nota que tentava justificar as explicações que a primeira, publicada dias antes, que na oportunidade flertou com Shared Belief, White Abarrio, Clackson e Agnes Gold. Quem não não teve a oportunidade ler e ainda tiver interesse em fazê-lo, basta ir no dia 15, que ela está lá.

Pois bem, ontem citei dois casos internacionais de alto relevo, o de Dansili e de outro elemento que mantive e sigilo. Agora derrubo o sigilo como Alexandre de Moraes. O cavalo é El Prado.

Criado em purpura e visto com O elemento diferenciado, mesmo antes de colocar suas patas em uma pista,  já que se tratava de um filho do mais importante reprodutor daquele momento Sadler´s Wells na ganhadora do Irish 1,000 Guineas filha do derby winner Sir Ivor, Lady Capulet, ele foi destinado a ser treinado pelo maior, Vincent O´Brien. 

Vou ser sincero, não sei se este caso era o deste angu ter um caroço ou nesta tuba ter um gato. O que sei é que depois de uma campanha cujo National Stakes (G1) lhe proporcionou o titulo de dois anos na Irlanda, ele aos três não mostrou propriamente nada. Um zero a esquerda, tanto assim que nenhum haras europeu aventurou-se a adquiri-lo e ele veio a dar nos Estados Unidos, graças a uma das consideradas loucuras de Frank Stronach. Um cavalo de grama, com raça de grama, que demonstraram ser uma nulidade aos três, na terra do dirt... Parecia que não iria dar certo.

Abro um parênteses. Em seu primeiro no cobri quatro das éguas que tinha sobre meu controle com ele e vendi razoavelmente bem seus produtos no mercado. Fecho o parênteses.

Entre outros ele veio a gerar a Medaglia d´Oro, extraordinário corredor no dirt, detentor de várias vitórias de graduação máxima, reprodutor modelar, inclusive capaz de produzir algo do quilate de Rachel Alexandra. Artie Schiler, ganhador da Breeders Cup Mile. Fort Larned herói da Breeders Cup Classic no dirt. E Kitten´s Joy um elemento ganhador de prova de grupo 1, e excepcional reprodutor de elementos gramáticos.

Da mesma forma que Galileo e Montjeu na Europa, High Chaparral na Australia, El Prado forma uma descendência nos Estados Unidos, que parece estar preparada para se manter classicamente ativa por pelo menos, mais duas gerações. Este não seria mais um exemplo de alguém que voltou, sem nunca ter ido?