Vocês hão de se lembrar, que aqui mesmo neste blog, dias atrás escrevemos en passant, sobre aqueles a que me referi como pertencentes ao grupo dos que voltaram sem nunca terem ido.
Por incrível que pareça a repercução foi tremenda, entre os que tiveram prematuro acesso a nota. Minha caixa postal foi tomada de assalto. Com a grande maioria indecisa entre discordar ou concordar, principalmente com a simples menção feita sobre Clackson e Agnes Gold. Com certeza, causou duvidas e apreensão.
Creio licito se discordar, porém, o mais importante é ver a meus navegantes, que este fenômeno não acontece apenas no varonil com o céu cor de anil. É um fenômeno mundial. E muitos são os que tem a mesma aversão ao tema, simplesmente esquecendo-se que muitos rejeitados inicialmente, com tempo passam a ser venerados, e o seu começo é convenientemente esquecido.
Clackson é um exemplo nacional. Agnes Gold que veio para o Brasil. ai chegando sem alarde algum, e outro exemplo de um cavalo que corria muito em seu pais de origem, o Japão, mas que como o filho de I Say, nunca traduziu em vitórias importantes todo aquele seu brilhantismo.
Querem mais exemplos, hoje falarei de um, e amanhã de outro, a níveis internacionais. O de hoje é Dansili. E inicio com a mesma pergunta: qual a prova importante que ganhou el, que era tido por seu treinador André Fabre, como um fenômeno em quatro patas? Seu terceiro na Breeders Cup Mile (G1), para War Chant, com direito a um final eletrizante, assim como o seus segundos lugares obtidos na Poule d´Essai des Poulains (G1) para Sendawar e no Sussex stakes (G1) para Giant´s Causeway, demonstraram ter ele uma vontade imensa de vencer, mas faltar-lhe aquele algo a mais, para diferencia-lo.
Fica claro que a grandiosidade de um cavalo de corrida, não se expressa apenas nos trofeus conquistados, mas igualmente na vontade dele demonstrada em vencer mesmo sem o conseguir. Obrigando seu algoz a demonstrar toda a classe para o bater em pista. Dansili, lutou todas as suas batalhas com coragem ne destemor. E desta forma, como li de alguém, tinha tudo para transmitir no breeding-shed toda aquela sua vontade, assim como o acontecido com Clackson e Agnes Gold, no Brasil.
E ele produziu a um significativo ganhador do King George (G1), Harbinger. A uma lídima ganhadora do Irish Champion stakes (G1), the Fugue. E ao ganhador do Arco, Rail Link. Outrossim, seu futuro reservou a indiscutível evidência de ser com Galileo, Street Cry, e Dubawi, um dos quatro melhores avòs maternos da atualidade.
Dansili, não seria o caso de alguém que voltou, sem nunca ter ido?