Uma perda sempre deverá ser encarada como uma perda, e a de Lancaster Bomber, parece que vai ficar gravada na mente dos criadores da África do Sul, como Tavistock sensibilizou os da Nova Zelândia e a de Fluke a nós brasileiros. Perder algo promissor, nunca soa bem aos ouvidos.
Lancaster Bomber foi um globetrotter, que disputou 18 carreiras em seis distintos países - Irlanda, Inglaterra, Estados Unidos, Canada, Dubai e Hong Kong - obtendo apenas duas vitórias, porém uma delas de graduação máxima, os 2,100m do Irish Tattersall Cup. Pelo fato de ter ganho em apenas duas oportunidades, pode criar a falsa imagem de ser um cavalo comum. Mas definitivamente não o foi.
O que me chama a atenção neste pupilo da Coolmore, foi o fato de ter sido segundo colocado nos 1,400m do Dewhurst stakes e da milha Bredeers Cup Juvenil Cup aos dois anos. Ser igualmente segundo aos três, na milha do St. James Palace stakes em Royal Ascot e terceiro também na milha do Lockinge stakes, aos quatro. Logo, pertenceu a primeira turma europeia de seu tempo, sem poder ganhar as provas que o consagrariam como sendo um membro da mesma. Há de ser lembrada também a sua quarta colocação nos 2,000 Guineas.
Produto de War Front numa filha de Indian Ridge e que tinha como terceira mãe, nada mais nada menos, que a excepcional francesa Sarah Siddons - 1,000 Guineas, milha e meia do Yorkshire Oaks, segundo nos 1,000 Guineas irlandeses e na milha e meia do Prix Vermeille - ela como Lancaster Bomber correu muito e aparentemente ganhou pouco, já que transformou em apenas três vitórias suas 12 saídas as pistas. Outrossim, sempre foi considerada da primeira turma. Logo era a história que se repetia, apenas em menor volume, porém, audível suficiente aos ouvidos mais apurados.
Irmã materno do milheiro de altíssimo padrão, Excelebration e do ganhador de grupo 3 Mull of Killough. ele morreu em seu paddock, aos sete anos, vitima de um provável ataque do coração, deixando um legado importante. Sua primeira geração nasceu em 2020 e desde então demonstrou ser ele um elemento de alto padrão reprodutivo, destacando-se entre seus filhos: