A foto é antiga, mas o raciocínio lógico permanece o mesmo.
"A vaia salva, a apoteose corrompe". A frase não é minha, muito menos de vó Adelina. Foi escrita por Nelson Rodrigues. E vejam com se situa bem nos dias atuais do Brasil, onde o político mais vaiado pelo povo tem cargo de presidência e aquele apoteótico, capaz de trazer multidões as ruas, pode ser encarcerado...
Felizmente no turfe, não é bem assim que a banda toca. Algumas anomalias ainda acontecem, mas em número pequeno, e os que afloram com os melhores resultados - seja na pista ou no breeding-shed - são os verdadeiros agraciados pelos investidores.
Desta forma, estatísticas devem ser respeitadas, se elas tiverem um respaldo técnico de validade. E existem também aqueles cavalos cujos percentuais de acerto exoneram os demais, mesmo aqueles que por circunstâncias estejam â sua frente. O que em outras palavras, a análise sobre os resultados devem ser vistas como mais importantes que os resultados em si.
Querem um exemplo? Agnes Gold. O número de individuais ganhadores de grupo em relação aos oficialmente registrados, é simplesmente um absurdo. E olha que ele não recebeu apoio do Santa Ana do Rio Grande, maciço do Mondesir e relativo do Araras, como Ghadeer o teve. O mesmo pode ser dito de Wild Event e Put Back, excelentes reprodutores, mas com o apoio do Araras. E Roi Normand, outro diferenciado, mas com a visível ajuda ajuda do Santa Ana.
Agnes Gold, aonde o usaram. Simples assim.
Desta forma credito a ele, em meu período de vida, como o mais importante reprodutor no turfe brasileiro. E o que dizer das éguas filhas de Wild Event na reprodução? Seu resultado é estupendo. Ultrapassa ao conseguido por Ghadeer, que a principio eu achava muito difícil de ocorrer. Mas a verdade nua e crua e que onde produzem, dão !
Logo meu caro Raul, Agnes Gold e Wild Event, são para mim, cada um em sua função, os picos máximos que posso admitir, levando-se em consideração tudo que vi e vivi, até o presente momento. Existem também aqueles que pintaram ser, mas morreram cedo, como Fluke, Val Royal e outros sonhos cortados ainda em seus respectivos inícios. E fracassos, que percentualmente são facilmente detectados, mas que suas colocações estatísticas, enganam a muitos.
