HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

segunda-feira, 24 de março de 2025

QUEM AVISA AMIGO É

A foto é antiga, mas a cabeça é a mesma.

Este blog existe, por dois motivos. Criei um espaço para mim, e para quem assim o quiser, para desenvolver teorias e dar opiniões sobre cavalos de corrida e corrida de cavalos. Outrossim, como brasileiro que sou, aprendi durante estes anos - que diga-se de passagem já somam décadas - que quanto menos você se meter em querelas nacionais, mais serão as chances de você sobreviver no mercado. Ainda mais quando se depende de patrocinadores, que são abnegados e que não merecem ter que responder a quem quer que seja.

Pois bem assistindo as corridas de domingo, testemunhei a uma fechada que me permito classificar de criminosa do Valdiney Gil, contra um cavalo de propriedade daquele a quem presta serviços profissionais por contrato. Uma fechada que arrancou do Gil, o nosso Baronius, a seguinte pergunta: "V. Gil deu um fechada de transito no cavalo do H e R ??? Enlouqueceu"?

Abro aqui um parênteses explicativo. Temos, eu, o Marcel, o Gil e o Edson o costume de assistir as corridas do fim de semana, e comentar, entre nós, em forma de textos, nossas opiniões. Fecho aqui o parêntesis.

A fechada foi além de criminosa, desnecessária, mas o que fazer? Vistas grossas ? Aliás foi o que fez a comissão de corridas: ABSOLUTAMENTE NADA ! 

Não vou adentrar em questões mais do que justificáveis, pois, o absurdo não ficou apenas por ai. No clássico de potros, o piloto de Talented Man com a visível obstinação de garantir a vitória para seu companheiro de farda que pilotava Torres Garcia, desviou a sua linha, prejudicando ao corredor Tengo Tengo - por coincidência também do H e R - numa atitude no mínimo considerada antidesportivo, mas por muitos reconhecida em mais de uma oportunidade, por este piloto, que muitas vezes é utilizado para estes fins. Não quero dizer ser aqui o caso, mas a reincidência me parece mais do que "apenas" coincidente..

Houve desclassificação? Evidente que sim, outrossim apenas do infrator e não também de seu faixa que foi o maior beneficiado com o ato antidesportivo. E arguidos, foi repassado que um representante da Comissão de Corridas, defendeu a atitude comentando que no código há uma menção que apenas o infrator direto sofrerá punição se no parecer da comissão não houver razões que possam sugerir que o prejudicado ganharia a carreira.

Agora me respondam, quem garante que não houveram razões que possam sugerir, uma vitória do prejudicado? Quem em sã consciência pode garantir que não haveria mudança no resultado da corrida, se o delito não fosse levado adiante? E se o delito fosse impetrado na entrada da reta? Trata-se de um conceito subjetivo, que além de sugestionar, que tremendos absurdos possam ser cometidos, cria a possibilidade da proliferação de outros mais. Como diria vó Adelina, "paralelepípedo, não é gelo" ! O mais honesto seria desclassificar aos dois, primeiro e segundo colocados. Aí, não haveriam dúvidas.

Qual a culpa do Red Rafa? Nenhuma, aliás só tenho elogios a um haras que prestigia reprodutores nacionais, se utiliza de cavalos que criou, correu-os e ainda por cima lidera hoje na Gávea a ambas as gerações. O que o H e R, pode fazer? Nada, alem de reclamar, procurar outros horizontes que pelo menos lhe façam justiça. E o que dizer da comissão de carreiras carioca? Que prestem mais atenção em suas responsabilidades. 

Mais ainda, me entristece em ver grandes investidores de nosso turfe, como o Red Rafa e o H e  R,  sócios em garanhões, arrolados em pugnas que não deveriam existir. E o Jockey Club Brasileiro, cuja presidência que tanto esforço está fazendo para atrair criadores de outros estados, para a formação de seus minguados programas, vai ver certamente o H e R, bater asas e migrar para o Uruguai, levando com ele um dos treinadores de mais cavalos, neste exato momento. E ai fica a pergunta, se a dona Barbara Magalhães do Figueira do Lago parar e o Chicão do Embalagem decidir jogar cricket, o que será das carreiras na Gávea?