HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quinta-feira, 20 de março de 2025

QUEM AVISA AMIGO É

Vou ser repetitivo. Sim, na acepção da palavra, pois, alguns trechos aqui apresentados, já foram publicados em notas anteriores. Mas o que posso fazer se a verdade deve ser repetida, tantas vezes quanto forem necessárias ?

Estou tomado por um sincericídio biltre que faz me sentir um néscio, na expressão mais perfeita de um idiota, toda vez que me vejo obrigado a defender o cavalo nacional. Dentro e fora das pistas. Mas o que posso fazer contra os fatos? Nega-los por pura picuinha?  Sonhar em ter a chance de adquiri a um Frankel ou a um Dubawi?

A verdade que não pode ficar encoberta, é que ninguém tem um olho clinico. Alguns tem olhos acostumados a ver e a constância aumenta s chance de ver, reconhecer e finalmente enxergar, aquilo que para você parece ser óbvio.

O cavalo de corrida é um desenho que cada selecionador mantém em sua mente, como algo capaz de ter velocidade e mantê-la através da distância. O gerador desta explosão é seu pedigree, mas a vontade de se manter sempre em luta, depende de pequenos detalhes, que o tempo o leva a erigir como imprescindíveis. Logo, o desenho exato com o pedigree de qualidade tem mais chance de sucesso, que os detentores de apenas um fator ou que apresentem ausência de ambos. Isto não impede que um Riadhis ou um El Santarém atletas quase perfeitos de pedigrees certamente dúbios, apresentem capacidade locomotoras similares a de um Duplex, ou mesmo um Pico Central, elementos de pedigrees perfeitos, mas de físicos altamente dúbios.

Comprar o primeiro é uma questão de coragem. O segundo de sorte.

Não tenho em minha mente um modelo ideal de um cavalo de corrida. O chamado desenho padrão. Hard Buck e Much Better eram cavalos distintos, assim como Eisntein e Gloria de Campeão, mas todos, me inspiraram algo distinto, no momento em que foram examinados. Por sua vez Zenyatta e Vada nada me disseram quando as examinei. E não é por ser a primeira uma gigante e a segunda uma anã. Não por isto, pois, Revless era uma gigante e apaixonei-me. Assim como Baby Victory que era uma anã. Logo, não é por ai. 

Agora no final de Abril, inicio de Maio dou inicio as minhas inspeções. Serão mais de 20 haras visitadas e certamente no mínimo 400 espécimes inspecionados. E contarei com a ajuda do Christian Schlegel, do Gil Moss e do Marcel Bacelo. Não é tarefa simples. Aliás nunca foi e o não acesso a muitos reservados, inviabiliza sua total certeza. Mas pelo menos, minimiza as suas chances de erros de avaliação, né?