Com as tempestades que assolaram o estado de Kentucky e o adiamento da disputa do Blue Grass (G1), fica em suspenso até segunda ordem, uma analise definitiva sobre o que podemos esperar deste Kentucky Derby. Todavia, houveram definições com as disputas do Wood Memorial em Aqueduct e do Santa Anita Derby de Santa Anita.
Baffert que parecia armado até os dentes, hoje na verdade pode contar apenas com Rodriguez, que ganhou de ponta a ponta o Wood Memorial, mas ainda não convenceu. O campo da prova foi fraco e a forma como venceu, apenas satisfatória. Não é uma questão de antepatia como um navegante se referiu a respeito de meus comentários sobre o Wood Memorial, porém neste século de lá veio, apenas um ganhador seu ganhou do Kentucky Derby e outro do Belmont stakes. E tanto Fusaichi Pegasus como Empie Day,não se estabilizaram como diferenciados. De tudo que o Wood Memorial proporcionou, o melhor me parece ser Tapit, e assim mesmo no breeding-shed. Concordo que Monarchos e Funny Side, ambos ganhadores do Kentucky Derby, tenham sido segundo colocados em Aqueduct. Mas reafirmo que eles também estiveram longe de poder ser considerados diferenciados.
Já no Santa Anita Derby, em um campo reduzido, parecia que haveria ua definição em relação pelo menos, ao posicionamento de Baffert com Citizen Bull e Barnes. Mas ambos fracassaram e o franco-favorito Journalism venceu, mas será que convenceu? Tenho minhas duvidas, pois, para ganhar de Baeza, ele teve que suar sangue. Será que Baeza melhorou tanto assim?
Juro a vocês que neste exato momento não vejo um significativo favorito ao Derby. Jornaliso certamente será o preferido nas apostas, a não ser que algo de extraordinário aconteça no Blue Grass. Mas isto validaria seu favoritismo?