Bom dia, amigos do turfe. Mudamos de estação, fechamos o primeiro trimestre do ano e caminhamos para o encerramento da temporada hípica para animais de 2 anos. Vou fazer um perfil ligeiro dos 3 primeiros colocados na estatística de padrillos de primera generación na Argentina. Uma curiosidade é que a estatística está aberta desde 1/11/2024, significando que os argentinos terão 8 meses de campanha para os animais mais jovens e nós geralmente utilizamos menos tempo em pista para estes animais. Liderando a tropa aparece GIDU, que vem da Irlanda sendo ele um tordilho, descendente de Frankel na americana Manerbe (Unbridled’s Song). Ele tem 38 chefes-de-raça em seu pedigree, concentrados nas categorias Intermidiate e Classic, e têm duplicações cruzadas (inbreedings) em Northern Dancer (3 linhas) e Mr. Prospector (2 linhas). Além dos 2 maiores influenciadores da raça nos últimos 50 anos, quem quiser brincar de inbreeding não sentirá falta de nenhum dos principais garanhões do período. Sua mãe traz o sangue da família 1-n que remonta a britânica CHELANDRY nascida em 1894. Ainda na linha baixa temos mais 5 reine-de-course no pedigree de GIDU. Com 52 filhos nascidos em 2022, ele tem 2 ganhadores clássicos, destaque para Alado Frank, 3 vencedores em 7 animais corridos e um AEI de 9,05. Alojado no Haras Gran Muñeca, ele foi algo desprestigiado em suas duas temporadas seguintes e vai depender do que mostrar nos próximos meses para sabermos como será sua temporada de monta em 2025. Lembrando que existe mais um Frankel no Chile (pouquíssimo sucesso), quando nós formos atrás de um para o Brasil provavelmente o filho de Galileo estará em algum museu da Europa.
Em segundo lugar o local STRATEGOS, filho de Zensational (não marcou época) na americana Candy Woman (Candy Ride). Na linha alta ele é um Mr. Prospector através do alinhamento de Fappiano-Unbridled-Unbridled’s Song e sua mãe vem da família 11-d. Com 22 chefes-de-raça, mais concentrados na categoria Intermidiate, ele terá um pouco mais de dificuldade em construir duplicações cruzadas (inbreedings) em seus produtos. Uma curiosidade é que STRATEGOS foi um velocista muito dominante, vencendo inclusive o Unzué G1 e depois foi estendido aos dois quilômetros onde também venceu G1. Versatilidade incrível nos dias de tanta especialização em que vivemos. A sua família começa no longínquo 1809 com a irlandesa Flight e não registra mais nenhuma reine-de-course em sua linha baixa. Alojado no Haras El Paraiso, onde a criação é muito volumosa e bem rústica, ele divide a casa com o fenômeno local Il Campione, o velho guerreiro Angiolo e mais algumas apostas do haras. Como segundo lugar na estatística, ele tem 80 filhos nascidos em 2022, uma ganhadora clássica, a invicta Calle de Terra, 40% de filhos vencedores e aei de 6,68. Bem amparado nas 3 primeiras temporadas, o tordilho deve receber boas chances no El Paradiso com a mostra que deu até o momento.
Fechando essa trinca temos um filho de Constitution, nascido na América, chamado GOUVERNEUR MORRIS. Sua mãe é a americana Addison Run (Unbridled’s Song), linha materna 16-g iniciada por Polly Agnes em 1865 (mesma de Midshipman) e com mais duas reine-de-course que são Ortegal e Carnival Queen. Com duas linhas de Unbridled, 3 de Mr. Prospector e 2 de Seattle Slew em suas duplicações cruzadas (inbreedings), ele ainda possui Distorted Humor e Caro em seu sangue, obviamente com a possibilidades de exploração de inbreedings e traz o sangue de Tapit para os Andes na linha alta. Aqui em casa tem uma curiosidade: quando falo de reprodução no Chile e Argentina, envolvendo Tapit e Constitution, minha esposa não erra uma pergunta sequer. Acho que venho falando bastante desses dois reprodutores... Alojado no Haras La Pasion, 81 filhos nascidos em 2022, 50% de aproveitamento de vitórias, pai da líder Roshita e tem um AEI de 9,41. Muito bem amparado pelos criadores ele tem 274 produtos registrados em 3 gerações e aproximadamente 70% em efetividade de cobertura. Enfim, coincidentemente esses 3 destaques da Argentina são tordilhos, com características de corrida bem distintas e onde apenas o animal local se graduou em prova de grupo. Vamos ficar de olho no próximo trimestre e após o final de temporada um nova análise será feita.
Abs, Baronius