A criação de cavalos de corrida de excelência está longe de ser uma ciência exata, mas acredito que seja uma ciência de probabilidades, onde é importante buscar a sua localização dentro dos maiores percentuais de recorrência de vitórias em provas de grupo.
Eu diria que se fazendo tudo certinho ainda poderá trazer resultados ruins, agora imagina fazendo tudo errado ou no aleatório... há o fator sorte na criação, acredito que sim, mas pensar assim é desmerecer o trabalho dos profissionais envolvidos, aceitando que o turfe é loteria e resultado é seja o que "Deus quiser", quando na prática sabemos que não é assim que a banda toca. Há o merecimento dos Northern Dancer terem maiores resultados que outras tribos, garanto a vocês que a sorte fez pouquíssima influência na dominância desta tribo.
Outro fator importante de se levar em consideração é que apesar de algumas tribos se relacionarem com várias outras, sempre haverão preferências. No artigo passado falei do potro Tuymans filho de Verrazano na Halla Star por Forestry. Halla Star foi coberta por Verrazano nas duas primeiras barrigas e logo após por Alpha. Na sequência do raciocínio trouxe uma afinidade que vem demonstrando bons resultados que é entre Distorted Humor e descendentes de Storm Cat, enfatizei o sucesso de Fortify na Argentina explorando esse cruzamento, prevendo o sucesso que Santin terá por lá também e que no Brasil, tanto Drosselmeyer quanto Last Hope, deveriam testar essa afinidade, Alô Alô criadores, alguém ai? Lembram?
Pois bem, sábado último tivemos a tradicional disputa do Florida Derby, caminho feito por alguns ganhadores do Kentucky Derby. Na versão 2025 tivemos primeiro e segundo lugares filhos de Into Mischief - Storm Cat. O ganhador foi Tappan Street, filho de Into Mischief na Virginia Key por Distorted Humor, família 13-c com 4x4 em Storm Cat. Em segundo lugar chegou Sovereignty, filho de Into Mischief na Crowned por Bernardini, família 9-f com 4x5 Seattle Slew e 5x5 Fappiano. Lembrando que Bernardini é pai de Alpha. Fica registrada a coincidência na ordem de colocação ocorrida na Flórida.
É prudente ficar atento com cruzamentos que dão certo em outros centros e no Brasil não tem sucesso ou vice e versa, querendo buscar repetir afinidades que deram certo nos EUA, algumas repetem e outras não. Aí estão dois exemplos com Storm Cat, com Distorted Humor vai bem nos EUA e Brasil já com A. P. Indy vai bem nos EUA e muito mal abaixo da crítica no Brasil. Filhos de Tapit mudarão a história até aqui no Brasil? ( alguns páreos antes do Florida Derby o cavalo White Abarrio filho de Race Day - Tapit em mãe Into Mischief - Storm Cat, esbanjou categoria em vitória esmagadora, está entre os melhores animais em treinamento na areia da atualidade).
Toda vez que este assunto vem à tona lembro do alerta do Gameiro "muito cuidado com os mensageiros que está estudando no Brasil", pois todos mensageiros de Seattle Slew que aportaram no Brasil, deixaram muito a desejar cobrindo éguas Storm Cat.
Outro fato que chamei a atenção aqui no blog e infelizmente não irá ocorrer, é a presença de Ethereum correr o GP Cruzeiro do Sul GI pois ela optou em correr um "páreo vazio" no GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro GI. Também fiz uma projeção que seria interessante assistir o embate entre Ethereum e Obataye. Este último em seu preparo ao GP São Paulo pulverizou seus adversários com direito a recorde no Prêmio Sérgio Salum em 2.000 metros na grama do Tarumã.
Até a próxima quarta, abraço virtual
Marcel Bacelo