Tivemos neste domingo a definição das lideranças cariocas, com as disputas dos Grande Prêmios Cruzeiro do Sul e Zelia Gonzaga Peixoto de Castro. Seria um absurdo estas lideranças cariocas serem confundidas como nacionais? Creio válido se aceitar esta premissa, pois, os paulistas que permaneceram no pais, tiveram a oportunidade de vir ao Rio e disputar as provas. E no estágio atual, a precocidade já não influi tanto na vida destes três anos.
Ou alguém duvida da supremacia de uma Ethereum? Mas o que não estava no script eram as torrenciais chuvas...
Foi na verdade uma ducha de agua fria, os forfaits de Ethereum e Mandrake, dois elementos que tenho prazer em assistir correr. Não sei exatamente as razões que afastaram a melhor potranca do pais a ser retirada. Teriam sido as chuvas que assolaram a serra carioca, onde ela está hospedada? Dificilmente. O estado em que encontra a pista de grama da Gávea? Talvez. Alguma coisa fora de seu dia a dia ? Possivelmente. O certo é que nos privamos de vê-la correr e confirmar a sua liderança.
Sem ela a empada perdeu sua azeitona. Paciência... Mas o páreo esvaziado por sua esperada presença, teve que ser corrido e vencido por alguém. E este alguém, para variar é criação do Araras e descende por via direta de uma das mais destacadas matriarcas de nossa criação, Griffe de Paris (9-h). Naturalizada é o nome dela.
Araras sempre Araras, com reservadas e vendidas. Não importa. Ele simplesmente reina no pedaço. O seu Julio, não perdoa. EXECUTA.
Bom para o Blue Mountain que cresce como proprietário e ele que com ela já fora terceiro no Diana, agora conta com duas vitórias, entre as quais, uma no Zelia Gonzaga Peixoto de Castro (G1), algo para contar para seus netos.
Se já seria complicado indicar um líder masculino para esta geração, imaginem numa grama imprópria? Sim porque embora na maioria dos hipódromos, a pista se torna pesada com as chuvas, na Gávea se torna imprópria. Mas Derby é sempre um Derby.
E deu para variar Araras. Ah seu Julio, porque o senhor faz isto com a gente ??? Quanto Derbies o senhor já ganhou? Mas o que me vem antes a mente foi algo que o José Carlos Fragoso Pires me disse logo pela manhã: "com a pista pesada como vai estar, vou procurar por um Drosselmeyer". Juro que isto não me saiu na cabeça o dia todo, ai juntei Araras na questão e mais Wild Event como avô materno na consagrada 8-h, passou a ser este meu voto, antes da carreira. Drosselmeyer x Araras x Wild Event x 8-h ! Era o combo perfeito, ainda mais por Nudini se tratar de um dos poucos que já conhecia de antemão a distância e sabia como trata-la com carinho. O tiro de quem sabe atirar.
A corrida fez me ver que a vitória de Naturalizada, na comparação dos tempos, foi maior do que eu a principio havia sacado. Logo, entre os mortos e feridos, todos se salvaram. Mesmo como as chuvas.