Creio ser muito difícil responder a pergunta a mim feita, sobre quem em minha opinião foram os cavalos argentinos que mais me impressionaram aqui nos Estados Unidos. Mas digo isto, pois, há uma chance enorme de errar por omissão.
Mas vamos lá. Só vi Forli no haras e Lord of War e Mat-Boy na televisão. Dos que vi com estes olhos que um dia a terra há de comer, creio que Paseana, Bayakoa, Gentleman, Invasor e Candy Ride, são os cinco que vem imediatamente a minha mente. Todos em suas respectivas épocas, ossos duríssimos de serem roídos. Praticamente champions, sem exceção.
Se tivesse que arriscar cinco nomes brasileiros, ficaria com seis, Bal a Bali, Siphon, Sandpit, Pico Central, Einstein e Riboletta. Como classifica-los ? No mínimo excepcionais.
Imaginem da milha a aos 2,000 metros uma ou duas corridas disputadas pelos 14 citados ? Juro a vocês que se houver um paraíso e eu merecer frequenta-lo proporei a quem de direito duas carreira: uma na milha o Grande Premio São Pedro e a outra nos 2,000 metros, o Grande Prêmio São Paulo. Acredito que até vó Adelina, compareceria. Simpático, não