Quem pela primeira vez afirmou que "o último pingo era sempre da cueca", não imaginava que estava trazendo ao mundo, uma das únicas verdades que se mantém vivas, mesmo com a evolução moderna civilizatória, sofrida É imutável esta constatação.
Não quero ser um juiz da história, mas tenho que aceitar o fato que poucas são as afirmativas como esta, que se perduram eternamente. Arrisco-me a contrapor esta verdade com outra que creio que o futebol contribuiu bastante para a veracidade sobre a mesma. "Só perde pênalti quem bate" !
Existiria no turfe alguma afirmativa que perdure para sempre ? Não encontro nenhuma, já que mesmo a de "quem cruzar na frente, ganha a corrida", nem sempre se torna verdadeira. Qual seria então a verdade das verdades no turfe? Talvez que seja a atividade onde certamente você como proprietário, perde mais do que se ganha.
Talvez eu mesmo seja uma antítese a esta afirmativa, já que Baby Victory o único animal que tive total propriedade, ganhou mais do que perdeu. Mas minha intuição me diz que se tentasse ter outro, dificilmente manteria esta pseudo-verdade. Seria meu record percentualmente melhor que o da Coolmore ?
Porque estou me atendo a este assunto ? Pelo simples motivo que mesmo nas grandes rivalidades, existem certos momentos que a sorte sorri para um e depois desaparece no momento subsequente para o outro. Duas foram as grandes rivalidades que tive o ensejo de acompanhar nos Estados Unidos, que me chamaram mais atenção. Affirmed x Alydar e Sunday Silence x Easy Goer. E em nenhuma delas ficou caracterizada uma total submissão mesmo daquele ue perdeu mais a seu algoz. Os placares de 8x2 e 3x1apenas refletem as superioridades de Affirmed e SudaySilence.
Existem coisas que não deveriam ser discutidas, pois, no turfe exceptuando-se os invictos, não vejo questões que sejam tão contundentes como o pingo derradeiro pertence a cueca.