O senhor Atualpa Soares nutria um tremendo fascínio pelos tordilhos, fascínio este que me contagiou. Seu exemplo maior era The Tetrarch (foto de abertura) seguido por sua filha Mumtaz Mahal (foto a seguir).
Pois bem, o milionário Nelson Bunker Hunt, tinha um haras vizinho ao aeroporto de Lexington, e não foram poucas as vezes que no paddock do outro lado da rua do aeroporto, reuniu todas as sua reprodutoras tordilhas. Tornou-se um espetáculo digno de ser visto, por quem chegava por via aérea. Pois bem, neste domingo, a primeira de Newmarket, foi o Grey handicap, destinado aos tordilhos e compareceram mais de uma dúzia dos mesmos.
Acho importante se prestigiarem os tordilho, pois, eles podem ser tranquilamente dizimados, já que para que ele exista, é necessário que pelo menos um de seus pais, tenha esta pelagem. A linha de The Tetrarch, parece definitivamente desaparecida por linha alta, mas cada vez mais viva por suas vertentes eternas.
Não existe, que eu me lembre instantaneamente ainda viva uma linha alta descendente diretamente de Native Dancer Mas excelentes tordilhos, independente do sexo, costumam a aparecer constantemente. Duas das cinco melhores éguas que selecionei eram tordilhas: Cara de Rafaela (foto de fechamento) e Estrela Monarchos.
Qual a importância do Grey handicap ? Sinto a concordar que nenhuma, outrossim é um fato interessante de se constatar. E quando comentei com um navegante a pergunta dele foi qual foram os tordilhos a quem tive maior respeito, respondi que Native Dancer e Mumtaz Mahal. Parece que a resposta o satisfez...