São fatos inusitados acima da média que ajudam a escrever história em qualquer atividade e no turfe não poderia ser diferente.
Por exemplo o fato de Gun Runner ter conseguido os très maiores preços dos três primeiros catálogos de Keeneland Setembro, deste ano, me parece inédito. E se Northern Dancer não o conseguiu como poderia imaginar ser possível outro fazê-lo ?
Logo, Gun Runner é algo diferenciado neste mercado e o outro fato de ter coberto - segundo fontes fidedignas - 216 éguas ao preço oficial de US$250,000 evidencia a importância que o mercado dá a ele, neste exato momento. E isto tendo como base ser talvez o seu melhor produto Echo Zulu, uma sprinter.
Into Mischief e Tapit - ambos ganhadores de estatísticas - não conseguem os preços que os Gun Runners estão obtendo e quando em pista nenhum dos dois poderia fazer frente a Gun Runner. Como explicar ? Eu diria que quem tentar vai se complicar.
Outro detalhe a ser levado em consideração é que o maior sucesso dos Distorted Humor e de seu pai Forty Niner, foram conseguidos - até o presente momento - no hemisfério sul, mesmo na Argentina e no Brasil.
Gun Runner foi o melhor corredor já treinado por Steve Assmussem. Que considero um treinador médio, contando o número de cavalos que sempre teve em suas mãos para treinar e os resultados obtidos. Imaginem se ele fosse treinado Baffert ou O´Brien ? E ademais, em sua época, enfrentou por três vezes, pelo menos, a outro elemento de exceção: Arrogate, ganhando em duas destas oportunidades.
Espera-se que o melhor de Gun Runner ainda esteja por vir, mas desde a sua primeira geração ele já deixara claro que não veio para brincar, produzindo o maior número de individuais ganhadores de grupo, de um reprodutor na história moderna. Por isto, digo que ele deveria ter um estudo mais aprofundado e mãos mais producentes para treinar seus filhos. Mas se as escolhidas formas de Assmussem, azar o dele.