Lord Falmouth parecia não acreditar muito em imbreeds e sempre foi visto como um outsider breeder, isto é, aquele que como Federico Tesio e Aga Khan, preferia, ao contrario de outros consagrados criadores como o Duke de Westminster, o Duke de Portland e Marcel Boussac, o uso de garanhões de terceiros. Ele acreditava na indução de diversas características trazidas por elementos estranhos a seu próprio meio-ambiente. Ate Lord Derby que a um tempo veio a ter o melhor grupo de garanhões a seu serviço, destinava metade de suas éguas para serem cobertas fora, evitando assim que a grande concentração de Phalaris e Canterbury Pilgrim ja existente em suas linhas, viesse um dia a estabelecer uma queda de qualidade em sua produção. E apenas a titulo de nota, mesmo contando a seus servicos com o extraordinario St. Simon, o Duke of Portland conseguiu criar a seus dois "Derby winners", Ayrshire e Donovan com reprodutores de outros estabelecimentos de cria.
Lord Falmouth era um advogado por direito, mas extremamente rico por profissão. Ao topo disto, ele veio a se casar com uma senhora igualmente imensamente rica, e a partir de então, simplesmente decidiu que a lei deveria ser defendida por outros que possuíssem mais tempo e menor disponibilidade financeira. Assim sendo ele estabeleceu a sua Mereworth em Kent, não muito longe de Leybourne Grange, o consagrado estabelecimento de cria de Sir Joseph Hawley, responsável pelo aparecimento de Rosicrucian e Beadsman entre outros.
HURRICANE
O primeiro ganhador classico de Lord Falmouth nasceu fora de seus domínios. Hurricane, ganhou cinco de seus quinze compromissos, entre os quais o One Thousand Guineas de 1862. Levada posteriormente a reprodução veio a produzir ao ganhador de seis carreiras em doze saidas Atlantic, pelo ganhador do Derby e da Ascot Gold Cup Thormanby.
Atlantic não mostrou grandes progressos quando ainda dois anos, pois após vir a vencer em sua estréia o Ham Stakes de Goodwood sobre Regal e Apology, foi segundo para Tipster no Convivial Stakes de York, se descolocou a seguir no Predergast Stakes e foi batido por cabeça no Glasgow Stakes do "Hughton Meeting" pelo pouco efetivo Minister. Mat Dawson sabia que Atlantic era um potro atrasado e por demais parado de mãos, mas em seu primeiro trial aos três anos contra Andred e Tomahawk em Side Hill confirmou suas esperanças. Com Archer "up" ele bateu por pescoço a Reverberation no Two Thousand Guineas. A partir dai tudo de errado que pudesse acontecer veio a assolar a vida de Atlantic. Ele se cortou a caminho de Epsom e fracassou no Derby ganho por George Frederick, foi derrotado a seguir por Leolilus a quem cedia 12 libras no Prince of Wales' Stakes de Royal Ascot e sangrou copiosamente antes e durante a disputa do St. Leger. Lord Falmouth o vendeu para a França onde ele veio a produzir ao celebre tordilho Le Sancy.
Apenas a titulo de conhecimento, Le Sancy estabeleceu a primeira forte corrente de tordilho no mundo, por intermedio de seu filho Le Samaritain, seu neto Roi Herode até o fenômeno chamado The Tetrarch. Tetratema e Mumtaz Mahal, filhos deste último trataram de manter a origem tordilha viva nos pedigrees clássicos modernos. Cabe-se ressaltar, que Mahmoud e Native Dancer reprodutores tordilhos de grande influencia na criação norte-americana advém respectivamente de duas e quatro éguas tordilhas por linha direta materna, sendo o primeiro um neto de Mumtaz Mahal e a mãe do segundo, uma bisneta de uma filha de Roi Herode.
Atlantic foi na realidade o sexto ganhador classico de Lord Falmouth e o quinto criado pelo mesmo. E antes de voltarmos aos trilhos, pode-se imputar a Lord Falmouth, o sucesso dos tordilhos no mundo.
Hurricane veio a ter grande importancia no desenvolvimento da equinocultura moderna nos dois hemisferios. Em linhagem alta por intermedio do ja citado Atlantic no hemisferio Norte. E em linhagem materna no hemisferio Sul, atravez de sua filha Whirlwind.
Defendendo as cores de Lord Falmouth, Whirlwind estreou auspiciosamente no dia 12 de Julho de 1878 aos dois anos, cotada como favorita do Stechwood Stakes de Newmarket. Trazida de volta no ano seguinte, mais precisamente no dia 23 de Setembro ela veio a ser quarta para Rayon d'Or de propriedade do Conde de Lagrange, no Great Foal Stakes também em Newmarket. No dia seguinte, Whirlwind fez as pazes com o espelho vencendo os 2,000m do Triennal Produce Stakes, para a seguir no dia 19 de Outubro ser segunda por pescoço nos 2,400m do Newmarket Oaks, sua final aparição nas pistas.
Qual a importância de Whirlwind ?
Com três crias nascidas em solo britânico, Whirlwind prenhada por Queen's Messenger veio a fazer parte do plantel colocado a venda quando da liquidação de Lord Falmouth e adquirida pelo criador argentino Don Santiago Luro por 520 Guineas, no ano de 1884,
se tornou uma das três éguas base da recente implantada criação argentina.
Ser responsável pelo crescimento da raça tordilha no mundo e igualmente visto com um dos grandes alicerces da criação argentina, por si só serviriam de pano de fundo para historiar-se sobre a importância de Lord Falmouth no mundo. Mas muito ele ainda haveria de aprontar. Fique conosco e reflita.
