HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

VOCÊ SABIA ? - LORD FALMOUTH - TERCEIRA PARTE

 QUEEN BERTHA

O primeiro ganhador de um clássico britânico criado por Lord Falmouth foi aquela que juntamente com Hurricane acabou por eternizar os seus pedigrees além fronteiras, Queen Bertha. 


Ganhadora de três de suas dez tentativas ela veio a se tornar a Champion 3yo Filly de 1863, ano em que veio a ganhar o Oaks. Nesta época Lord Falmouth tinha como treinador John Scott em Whitehall e corria sobre o pseudonimo de Mr. T. Valentine. 


Queen Bertha tinha a cotação de 40/1 no Oaks e a seguir veio a ser segunda para o grande Lord Clifden no St. Leger, provando que sua vitoria em Epsom não fora mera obra do acaso. Na reprodução Queen Bertha estava para Lord Falmouth, como Canterbury Pilgrim para Lord Derby, Mumtaz Mahal para Aga Khan, Lily Agnes para o Duke of Westminster ou Mowerina para o Duke of Portland. Ela produziu a ganhadora do Oaks e do One Thousand Guineas de 1875 Spinaway e aos 16 anos de idade a aquela que veio a ser o melhor produto criado por Lord Falmouth, a diminuta Wheel of Fortune. Spinaway por sua vez produziu a ganhadora do Oaks de 1884 Busybody e esta ao invicto Meddler, numa sequência clássica de real importância e ate aqui nunca igualada.


O ano de 1870 foi deveras interessante para Lord Falmouth já que Kingcraft venceu o Derby e três dias depois Gamos uma ganhadora de nove corridas em 20 saídas veio a vencer o Oaks, completando para ele um inesperado double. Kingcraft foi um bom dois anos, ganhador de seis carreiras em sua primeira campanha, mas que em sua segunda campanha após ganhar o Derby, manteve-se sem vencer por dezoito embates, até que aos seis anos Fred Archer o fez ganhar o Great Lancashire Hcp. de Liverpool no meeting do Outono. Ao todo ele veio a vencer 10 de seus 32 compromissos mas na reprodução demonstrou ser um total fracasso, sendo vendido na liquidação de Lord Falmouth pela vil quantia de 500 Guineas, um preço pouco honroso para com aquele que um dia veio a vencer o Derby de Epsom. 


Em 1873 Lord Falmouth provou aquele velho ditado de "quem não arrisca não petisca". Sua Cecilia ganhou o One Thousand Guineas debaixo de um tremendo mistério, já que esta foi a única vitoria, de uma medíocre campanha de 11 saídas as pistas.


Em 1875, o segundo produto de Queen Bertha, Spinaway pelo ganhador do St. Leger e Ascot Gold Cup Petrarch, veio a ganhar o One Thousand Guineas e o Oaks. Levada a reprodução ele veio produzir como ja foi dito, a outra ganhadora do Oaks, Busybody. Se a este espetacular segmento levarmos em conta o fato de que Wheel of Fortune a ganhadora do Oaks e do One Thousand Guineas de 1879, veio a ser gerada por Queen Bertha quando a mesma jã contava com a avançada idade de 16 anos, e que Charibert o ganhador do Two Thousand Guineas do mesmo ano, era um filho de Gertrude, a primeira filha de Queen Bertha veremos a existência de quatro ganhadoras do Oaks e um total de sete clássicos britânicos, provenientes de Queen Bertha num espaço de apenas duas gerações. O que me parece ser um feito memorável.


Como memorável for descobrir num jantar em minha casa - quando residia em Lexington -  que Penny Chenery, criadora e proprietária de Secretariat resolvera indicar Somethingroyal com a idade de 18 anos a ser coberta por Bold Ruler, por ter conhecimento desta história sobre Wheel of Fortune e sua mãe Queen Bertha na época da prenhez com 16 anos. Poder-se-ia aventar a tenue possibilidade que Lord Falmouth tenha sido o inspirador de Secretariat ?


Na liquidação de Lord Falmouth, Spinaway aos 12 anos de idade com fêmea ao pé de Isonomy e prenhada de Petrarch atingiu o maior preço entre as 24 éguas levadas a licitação, 5,500 Guineas. 500 Guineas a mais do que a grande campeã Wheel of Fortune que aos oito anos de idade, se encontrava cheia de Galliard e foi adquirida pelo Duke of Portland e 1,300 Guineas a mais do que a Oaks winner de 1878 Jannette que aos nove anos cheia pelo mesmo Galliard foi adquirida pela Duquesa de Montrose, que assinava com o pseudomino de Mr. Manton. Busybody alcançou outro importante preço nesta venda.


Dois anos depois de Spinaway ser consagrar no Oaks, Lord Falmouth iria conseguir o seu segundo ganhador do Derby, desta feita com Silvio. Mas isto ficará para amanhã, quando pretendo concluir esta nota.