Sempre respeitei o definitivo. Aquele que não lhe dá direito ao dia seguinte. Ou é ou não é, e uma final futebolística, de qualquer envergadura assim o determina. Imaginem, uma de âmbito mundial ou continental. Imaginem entre os dois clubes associativos de maior investimento no pais: Palmeiras e Flamengo. Em jogo único, num pais distante.
Parecia pela transmissão que os rubro-negros prevaleciam em número, numa proporção de 4 para 1, o que demonstrava a diferença real de tamanho entre as torcidas, e não que uma torcida acreditava mais na vitória que a outra. O desejo era igual. A fé a mesma. E no campo foi aquilo que se viu.
O turfe cada carreira de graduação máxima não é necessariamente definitiva. Muitas funcionam como construção para outras. Definitivas para mim, são o Arco, o King George, a Dubai World Cup, e a Breeders Cup Classic. Posso afirmar isto, pois, em três delas vi elementos brasileiros por mim selecionados, participaram e pelo menos em uma fui feliz Isto não é sonhar alto. É apenas pensar grande. Fora da caixinha.