O Festival de Breeders Cup é momento de avaliar o pedigree dos vencedores, olhar tendências de "coincidências" que vem acontecendo e reavaliar rotas. No caso de reavaliar rotas, me vem logo à mente a frase que algumas vezes o Gameiro me disse "cuidado com os paradigmas". Cruzamentos que pouco ou quase nada acontece no pedigree dos ganhadores de provas de grupo e como um passe de mágica aparece na sua frente.
Vamos trazer o exemplo que a BC 2025 nos traz de reavaliar rota. Cruzamento de pai e mãe descendente de Storm Cat tem tido resultados bem ruins para nulos. Mas na versão 2025 nos apresentou dois ganhadores com esse cruzamento, falo de Shisospicy na BC Turf Sprint (Mitole em mãe Into Mischief) e Splendora na BC Filly and Mare Sprint (Audible em mãe Frost Giant). Ou seja, Into Mischief e Giant's Causeway nos dois sentidos nas linhas altas do reprodutor e da Matriz. Dois dos três principais mensageiros de Storm Cat juntos, aí eu lembro novamente do Gameiro além do "cuidado com os paradigmas" também olhar "quem são os mensageiros". Bom, vamos por nossas barbas de molho e acompanhar os próximos resultados que as pistas nos mandarão.
Falando em Storm Cat, das quatorze provas de GI do festival, metade delas foram vencidos com o reprodutor descendente de Northern Dancer numa dominância forte, sendo que cinco deles via Storm Cat e seus três principais transmissores, Scat Daddy, Into Mischief e Giant's Causeway foram representados e únicos descendentes de Storm Cat a ganharem. Lembram... "quem são os mensageiros...". Pois é. Outros quatro ganhadores descendentes de Mr. Prospector (2 Fappiano, Gone West e Seeking the Gold). Ou seja quase 80% dos ganhadores descendem de Northern Dancer ou Mr. Prospector. Tivemos ainda um A. P. Indy, um Caro e um Halo.
Falamos de duas provas de velocidade do festival, outra que chamou a atenção foi a BC Sprint com a vitória de Bentornato, família 11, filho de Valiant Master (Candy Ride/Fappiano) em mãe Put It Back. No Brasil chama a atenção em provas de velocidade o bom aproveitamento de Put It Back com mães Mr. Prospector, para não ir muito longe ficamos com Billion Dollar, Requebra e Legender. Lembrando também da boa afinidade de Billion Dollar com mães Blade Prospector (Mr. Prospector). A pergunta que não quer calar, você que procura velocidade e tem uma reprodutora de Put It Back, cruzaria com Game Winner (Candy Ride) que está alojado em Bagé do qual se não me engano o Santa Maria de Araras tem cotas deste reprodutor?
Apesar da BC Classic apresentar os três primeiros colocados com avô materno em A. P. Indy parecendo uma dominância, apenas dois ganhadores do festival tem A. P. Indy como avô materno, além de Forever Young, BC Classic, ganhou Nysos na BC Dirt Mile. Entre as tribos dos avôs maternos houve um amplo empate com duas vitórias, o já citado A. P. Indy, Storm Cat, Danzig, Roberto e Fappiano. Note o quanto Storm Cat cresce entre os reprodutores e também se mantém em evidência entre os avôs maternos.
Algo que vinha acontecendo nos últimos anos é o inbreeding em Lyphard, e olha que ele praticamente sumiu das linhas altas dos reprodutores e matrizes, mas vinha se apresentando bem no pedigree de ganhadores de prova de grupo. As gerações estão passando, e parece que seu filho Dancing Brave começa e ocupar seu lugar como ponto de força em inbreedings de ganhadores de grupo. O festival da BC nos deixa com as "barbas de molho" pois esse inbreeding foi visto no pedigree de um ótimo cavalo como o vencedor da BC Mile Notable Speech. Portanto, vamos acompanhar cenas dos próximos capítulos.
Para quem não lembra, o americano Dancing Brave ganhou o Arco, King George, 2000 Guineas, Coral Eclipse, todas provas de GI, entre outras vitórias. Foi cavalo do ano na Europa, champion três anos na Inglaterra e França. Esteve no japão e através dele e Alzao, o inbreeding em Lyphard mostrou sua força nos pedigrees dos japoneses.
Alguns artigos atrás, dediquei várias linhas para o reprodutor australiano Starspangledbanner (Danehill) e na BC Juvenile Turf um filho seu venceu com autoridade, falo de Gstaad e uma filha sua não venceu a versão feminina pois foi forfait, falo de Precise que está entre as melhores potrancas de dois anos na Europa. Reforço novamente o que escrevi algumas semanas atrás, temos alguns Danehill como reprodutor no Brasil, quem simpatiza com eles, deveriam dar uma olhada nos cruzamentos de sucesso de Starspangledbanner. Parafraseando novamente o Gameiro, "mal não irá fazer".
Até a próxima quarta, abraço virtual
Marcel Bacelo
