Revindicava a distância escolhida, já que não me parece muito usual milhas clássicas no dirt no calendário norte-americano. Outrossim, a qualidade dos ganhadores desta prova, a partir de certo período, me provar sua validade.
Mas o que interessa, é que este ano, cravei dois elementos em meu bolo, e acertei na mosca. Um por merecimento, Notable Speech e outro por mero palpite, Nysos. E vou tentar aqui explicar o porque.
Um elemento que ganha os 2,000 Guineas, o Sussex stakes e é segundo no Prix Jacques le Mario, todas de graduação máxima, tem obrigação de ganhar a Breeders Cup Mile. E ele já tinha o feito. Ademais que sua apresentação na preparatória para a disputa deste ano, na Woodbine Mile (G1) foi divina. Era uma crava lúcida e obrigatória, pois, o filho de Dubawi, imbreed nos chefes de raça, Seeking the Gold e Dancing Brave, simplesmente era de um mais alto patamar que seus adversários.
Quanto na Dirt, eu que um dia aventei a possibilidade de Nysos ser o único com credencias locomotivas para enfrentar Sovereignty, na disputa do horse of the Year, me surpreendi como ele teve de defecar sangue para bater seu companheiro de barn, Citizen Bull, na foto de chegada. Mas valeu sua superioridade, mesmo que demonstrada por milímetros. Todavia confesso que meu interesse inicial e posterior paixão por este filho de Nyquist, teve seu inicio ao detectar tratar-se de um descendente direto de Carol´s Folly - sua quarta mãe - que ajudei a seu proprietário adquiri-la e posteriormente cruza-la com Unbridled Song e assim formatar a ganhadora da Breeder´s Cup Distaff de 2001, Unbridled´s Elaine, esta a terceira mãe de Nysos.
Nysos tem seis vitórias e uma segunda colocação, em suas sete tentativas oficias. Para um quatro anos, há de se convir que correu poucas vezes, sempre limitado aos problemas físicos. Com certeza não estará na cabeça da maioria dos votantes, outrossim creio que seria um osso muito duro de roer, para qualquer um no dirt, mas deverá aceitar que este ano, o titulo deverá ir para um outro quatro anos, que ganhou 10 de suas 13 saídas, com três terceiros lugares e atende pelo nome de Forever Young. É japonês, perguntariam muitos. E dai ? Perguntaria aos mesmos.
A crava de Gezora no Filly and Mare, era instantânea, se deu por ser do tipo Notable Speech. Já que como ele, ela era peixe de outro aquário. Sua má participação no Arco, está provada ser, o estado em que se encontrava a pista e o que ela apresentou em Del Mar apenas confirma que deveria ter sido poule de devolução e não de 9 para 1.
Del Mar, acredito eu, que não seja o lugar mais adequado para a disputa deste festival, que a meu ver deveria oscilar, entre Belmont Park, Chuchill Downs e Santa Anita.
