Tenho a nítida sensação que vamos este ano ao Pellegrini, armados. Não arrisco a afirmar que até os dentes, pois, acho que Etherium optando pelo sexo à disputa, desfalcou nossa equipe.
Mas principalmente há de ser notado, que o quatro anos Obataye, foi segundo no São Paulo, ganhou o Brasil e o Latino e pode vir a emplacar a carreira máxima sul-americana, embora ser obrigado a dar seis quilos e meio de vantagem para Havana Cigar, é algo difícil de se engolir. Mas Much Better deu, e quase transforma suas duas idas em sucesso absoluto. Cheguei a lembrar nesta última Live, ser ele o único cavalo de nosso continente,a ganhar o Brasil, o São Paulo, o Pellegrni e dois Latinos - um na grama e outro na areia.
Outrossim, na tabela ofensiva de pesos, esta foi a forma estruturada por nossos vizinhos, que quando montaram esta grande prova, tinham em mente coroar o melhor três anos da geração, na distância clássica, o que facilitaria sua exportação a seguir. Em outras palavras, defesa de mercado.
Hoje, possíveis ganhadores do Pellegrini, já vão embora da Argentina, logo após a disputa da Carrera de las Estrelas, abrindo mão até do Gran Premio Nacional e do Jockey Club. Imaginem ue para as três anos, a situação se apresenta ainda mai grotesca, ao descarregarem mais dois quilos que os três anos machos.
Estive em minha vida profissional, envolvido com vários Pellegrinis e acompanhei de perto - graças ao Dr. Alceu - aquele da trifecta brasileira histórica: Immensity, Kigrandi e Kenético. E sempre me fiz a pergunta se aqueles dois quilos de vantagem de Immensity em relação aos dois de oito quilos e meio não lhe foram providências ? Embora naquele dia acredito eu que Immensity dificilmente perderia até para o capeta, a diferençada peso, era por demais significativa
Much Better era um monstro e Obataye pelo que demonstrou até aqui, poderá se transformar em algo parecido. Ambos oriundos do Paranã e montados por jockeys de exceção, Ricardo e Moreira. Mas o que dizer de Havana Cigar vir e Leandrinho ? responderia que a dupla me parece santa...