HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

NA LUPA DO BARONIUS

Bom dia. Cá estou eu, a esposa, de novo. Gil está longe da caneta esta semana, com compromissos no RJ, inclusive a de prestigiar a “saideira”, a rodada final de Frankie Dettori antes de se aposentar (de novo...). Por isso, e aproveitando o ensejo, estou aqui como a “faixa”. E falando em Dettori, lembrei que uma das provas que ele nunca venceu foi a July Cup, em Newmarket. Ele mesmo falou que não a ter vencido é uma frustração. “The July Cup will always be the one that got away”. Como curiosidade, seguem os anos e suas colocações na prova do italiano. Para vocês verem que a July Cup tinha mesmo alguma bronca com o moço, das 23 participações dele no páreo, o máximo que ele chegou foi em 2º em apenas 3 ocasiões. 

E este fato me remete a 2019, quando passamos uns 10 dias no verão britânico e claro, fomos prestigiar o fim de semana da referida prova em Newmarket. Passamos apenas 2 dias por lá, mas que valeram por uma vida, pelas experiências que temos guardadas em nossas memórias e corações até hoje. Como de fato não conhecíamos ninguém do mundo turfístico britânico, fomos a Newmarket como meros turistas. Contratamos para o próprio dia da July Cup um passeio do excelente Discover Newmarket, órgão oficial que cuida do turismo na cidade. Para nossa sorte fomos recebidos pela simpática Jane O´Shea, nossa guia, mas que já tinha trabalhado para William Haggas e para outras cocheiras. Passamos o dia juntos, quando ela nos levou à imensidão do campo onde os cavalos treinam pela manhã, passando pela própria cocheira do Haggas, pelo National Horseracing Museum e finalmente adentramos o paddock onde os protagonistas da July Cup Day - treinadores, proprietários, jockeys e jornalistas - aguardavam para iniciar os páreos do dia. Um hiato: antes de nos levar para dentro na área vip, Jane nos avaliou de alto a baixo, e falou: “Ok, you are both smartly dressed, we can go in” / “Ok, vocês estão bem vestidos, podemos seguir”. Se não estivéssemos de social, não poderíamos seguir adiante, simples assim. A Inglaterra ainda preserva esse tipo de tradição, de deixar bem claro essa separação social (pelo menos na vestimenta). Já no Japão não existe isso. Sem viés de certo ou errado, são apenas diferentes. 

Em determinado momento fomos conhecer a área perto do jockeys´room. E claro, sendo dia de corrida, havia jockeys circulando pra lá e pra cá. E eis que aparece o Dettori. Creio ter sido a primeira vez que vi meu marido, Gil/Baronius, ficar intimidado pela presença de alguém. Esse é o tamanho do respeito que ele e eu temos pelo talento de Frankie. Em alguma Live recente houve um questionamento sobre quem é o melhor jockey da história na Europa, Lester Piggott ou o Dettori. O Lester eu só vi em filmes antigos mas entendo a sua mega importância como o jóquei que foi. Contudo, em termos técnicos, de posicionamento em cima do cavalo, não tenho dúvida alguma em votar no italiano. Se eu quisesse criar um modelo de animação de uma montaria perfeita, para mim este modelo se espelharia no Dettori. Ele tem (tinha, afinal, o homem está se aposentado) posição, técnica e visão do páreo. Para mim equivale a comparar Picasso com Rembrandt. Ambos foram gigantes, com quadros de valor inestimável. Mas quem você quer que pinte seu retrato? Eu escolho Rembrandt, sem hesitar. Talento ambos tinham, claro, mas eu escolho aquele que pintava quadros que pareciam fotos. Entre o talento sem técnica e talento com técnica, fico com a segunda opção. Pura matemática. 

Bom, voltando à July Cup de 2019, tivemos o privilégio de ver bem de pertinho Ryan Moore levar o troféu para casa montando Ten Sovereigns, com Frankie batendo na trave em cima de Advertise. E assim foi a festa. E falando em festa, um ocorrido interessante: quando fui ao toilet, uma das torneiras havia acabado de quebrar. Em minutos um funcionário da manutenção se materializou, esperou o banheiro ficar vazio e consertou ali na hora o que precisava ser consertado. Infelizmente no Brasil temos o costume de fazer manutenção somente quando o caso está quase perdido. Em Newmarkt foi ali, no meio da festa mesmo. 

Enfim, foi isso o que tinha por hoje e que achei interessante compartilhar com vocês. Agradeço a leitura e espero não ter sido entediante. Aproveito e deixo aqui uma pequena homenagem à guia Jane, que veio a falecer 01 ano depois. Ela foi daquelas pessoas que você só viu uma vez na vida, mas que vai lembrar sempre. 

Bom, essa ida à Inglaterra que fizemos em 2019 tem muito mais história, mas aí viraria um diário de viagem e não é essa a intenção. Ah, somente citar que na mesma semana fomos a Epsom, e demos um “Hey, Mr. Murphy, good luck!” para um Oisin novinho, pronto para brilhar. Com alguns solavancos, tem brilhado mesmo. 

Abraços. 

Helena, a esposa.