Opinião é que nem nariz. Cada um tem o seu, nos mais diversos tamanhos, formas e cores. Logo, opinar é livre. Até a Dilma e a Janja, opinam....
Mas tem momentos que prefiro passar batido, pois, da mesma forma que exerço meu direito de não comparar grandiosidades equinas que não se defrontaram pelo menos em mais de uma oportunidade, me nego também a fazê-lo em relação a dividades humanas. Assim sendo creio que tentar se comparar Frankie Dettori e João Moreira me parece uma atitude rasa sem qualquer intuito elucidativo. São duas fontes cristalinas mas que quiz o destino nascessem em áreas distintas. Um é comparável a Lester e mais recentemente a Ryan Moore e outro a Juvenal e Ricardinho. Todos elementos de extrema qualidade, mas como disse, disputando fontes diferentes.
Frankie é universal. Moreira é nível internacional, que no Brasil atualmente impera, como não poderia deixar de ser. Um ganhou provas de grupo 1, no mais alto nível que o outro nem chegou a correr. Provas do tamanho de Derbies, King Georges, Arcos e Oaks. Recuso-me a sequer comparar Silvestre de Souza, a Moreira, Juvenal e Ricardinho, pois, , viveram realidades distintas. Limito-me a coloca-los no mais alto patamar brasileiro, entre os que vi atuar com maior frequência.
Dettorin pertence a outra estratosfera, disputando as mais importantes carreiras do planeta e habilitando-se a conseguir feitos, que considero qualquer outro em sua profissão dificilmente conseguirão alcançar. Ele e Federico Tésio foram dois italianos, capazes de enfrentar - e muitas vezes sair-se bem - contra os melhores do mundo.
Exemplos ? Da mesma maneira que fica difícil se esperar que alguém vença nove Derbies como Piggott, é também suscetível de sequer imaginar que alguém vencerá todas as sete provas programadas em Ascot em dia se Champions, como Dettori um dia o fez.
Ou será ?
Já dizia a nobre senhora que "cada macaco no seu galho".
Quando o Moreira ainda era rejeitado por cegos no Brasil, fui eu quem o levou a correr na França, pois, saltava aos olhos o que ele poderia ser no medio a longo prazo. Desta forma sinto-me confortável a falar sobre a sua tremenda capacidade profissional. Outrossim, dali a compara-lo a Dettori se vai um longo e temeroso inverno... Seria como tentar decidir o espetáculo mais bonito da natureza... o reflexo de uma lua cheia ou num final de tarde um por de sol brilhante.