
Caro Renato ,
leitor diário de seu Blog , vai uma indagação, do que li até agora no seu Blog há a mais de 50 anos uma dicotomia , quase unanime, com pequenas exceções, que só vem confirmar a regra, de toda criação mundial em torno de Northern Dance e Mr. Prospector na linha alta , por todos os seus descendentes cujo sucesso se dá nos cruzamentos em torno de éguas em suas várias linhagens e dentro das mesmas, isto é uma constatação ,é um paradigma e ai vai a minha pergunta : Não há como romper isto trazendo novos atores para a criação de puro sangues?????????????
Grato;
Cláudio Pragana
Claudio,
Inicialmente agradeço sua assisuídade.
Esta raça que um dia veio a ser batizada de thoroughbred, iniciou com vários elementos, outrossim apenas três a levaram adiante. E se mantiveram pela mesma razão de sempre. foram os que produziram os melhores cavalos. Passou-se mais de um século e depois destas três linhas ramificarem-se em dezenas, voltou a afunilar em três outros sementais descendentes dos três primeiros. E pelas razões de sempre. eles suplantaram em muito os demais.
Novos séculos e chegamos ao inicio do de número 20 com várias ramificações, entre as quais as mais proeminentes eram Bay Ronald (Son-in-Law e Bayardo), Blandford, Le Sancy, Ormonde, Polymelus, St. Simon, Tourbillon, e assim vai. Pois bem, hoje existem algumas, mas 85% dos grandes ganhadores são descendentes de Northern Dancer e Mr. Prospector. Logo mesmo que por um absurdo chegarmos a duas, as ramificações criam novas chefias de raça.
Não tenho dúvidas que Sadler's Wells (Galileo, Montjeu, High Chaparral e Sinspiel), Danzig (Danehill e Green Desert), Storm Bird (Storm Cat), Nureyev (Pivotal), Vice Regent (Deputy Minister) e Try My Best (Last Tycoon) erigiram suas próprias descendências e permanecerão vivas por muito tempo. Nijinsky (Royal Academy), Lyphard (Linamix), Dixieland Band (Dixie Union), lutam por suas respectivas sobrevivências. O resto praticamente já foi para o brejo.
Mr. Prospector sobreviverá a médio e longo prazo por Fappiano (Unbridled), Machiavellin (Street Cry), Gone West (Elusive Quality), Kingmambo, Forty Niner e outros menos votados.
Existem alguns Nasrullah tentando ficar como os Seattle Slews, os Blushing Grooms, os Grey Sovereigns e deixemos por ai. A atividade criatória provou pelo andar dos séculos que os bons se mantem, os razoáveis sobrevivem e os que não tem jeito para o negócio desaparecem. outras razões se seoma a estas.
Son-in-law, o rei dos stayers desapareceu pelo simples fato do mercado atual não dar mais bola para os stayers.
A lei da vida.