
Agnes Tachyon, para mim um dos dois reprodutores filhos de Sunday Silence com mais êxito reprodutivo, morreu nesta segunda-feira vítima de um ataque do coração na Shadai Stallion Station, parte do conglomerado Shadai Farm de propriedade de Teruya Hioshida, a fazenda que o criou.
Japan’s leading sire em 2008, ele destacou-se por ter produzido entre outros a Daiwa Scarlet, Japan’s champion three-year-old filly de 2007; Deep Sky (foto), herói do Tokyo Yushun (Japanese Derby) e champion three-year-old male de 2008; Little Amapola, ganhadora do Queen Elizabeth II Commemorative Cup (Jpn-G1) e champion three-ye

Daiwa Scarlet produto da consagrada união de Sunday Silence e seus filhos com as filhas de Northern Taste, era uma descendente direta da matriarca norte-americana Boudoir (4-d) e trazia um Rasmussen Factor em Almahmoud na razão 5x5. Deep Sky era outro que trazia em seu pedigree um Rasmussen Factor em Almahmoud só que na razão 5x6. Outrossim, acho seu pedigree remarcável, por sua mãe possuir um Rasmusse Factor Formula 1, em Miss Carmie na razão 4x3. para os mais desavisados, Miss Carmie (23-b) além de ser a mãe da Champion 3yo & triple crown winner Chris Evert (avó do Champion 2yo Chief’s Crown) era igualmente a mãe de All Rainbows, que consagrou-se reprodutivamente por ter gerado a Kentucky Derby winner Winning Colors.
Abertura de um pequeno parênteses. No inicio dos anos 90 ajudei a trazer para o Peru, um membro desta família, filho de Fappiano, a quem deram o nome de Faaz. Imperfeito em conformação mas lindo de tipo, no Peru ele ganhou 12 de suas 22 carreiras, sendo 6 delas graduadas. Entre as mesmas uma das mais importante de todas naquele pais, o Premio Jockey Club (Gr.1). De Miss Carmie, uma chefe de raça muitas vezes relegada a uma posição inferior a que representa, igualmente descendem outros importantes ganhadores de graduação máxima, como Lambent Light, Bowman’s Band (segundo na MET Mile), Sightseek, Tates Creek, Etoile Montante, Tap Dance City e Excellent Art. Fecha-se o pequeno parênteses, que na verdade não foi tão pequeno. Aliás nada será pequeno o que circunda Miss Carmie.
Voltando aos trilhos, Little Amapola é imbreed em Hail to Reason na razão 4x5, todavia se puxarmos mais uma geração iremos deparar com um inusitado imbreed em Alycidon 6x6. Captain Thule como Daiwa Scarlet e Deep Sky possuí também o Rasmussen Factor em Almahmoud na razão 5x6, outrossim outro inusitado imbreedig surge numa análise de seu pedigree até a quinta geração. O em Royal Ski na razão 3x4. Mas neste pedigree, para nós sul-americanos existe o fato de Captain Thule ter como terceira mãe a Ski Goggle, esta a mãe de Ski Paradise, avó do elemento em discussão e mãe do honesto reprodutor Ski Champ.
Em pista Agnes Tycoon foi invicto em quatro saídas sendo sua última participação oficial em pista os 2,000m do Satsuki Sho de 2001. Suas duas outras vitórias graduadas, o Radio Tampa Hai Sansai stakes (Gr.2) aos dois anos onde bateu a dois outros grandes corredores, Jungle Pocket e Kurofune e o Yayoi Sho (Gr,2) no ano seguinte, onde mais uma vez sobrepujou a Jungle Pocket (que chegou na terceira colocação), foram obtidas na mesma distância. Foi retirado de pista por problemas em um de seus tendões, após sua vitória na primeira prova da tríplice coroa japonesa.
Pedigree não lhe faltava já que tratava-se de um irmão do 2000 Japanese Derby winner Agnes Flight e filho da ganhadora do Oka Sho (Japanese One Thousand Guineas) de 1990, Agnes Flora, que a seu tempo venceu 5 de seus 6 compromissos era descendente da proeminente linha 1-l, introduzida no Japão com a importação da britânica filha de Tenerani, Heartherlands em 1967. Heartherlands era neta da Oaks winner Light Brocade.
Para mim, em uma opinião meramente pessoal, sempre vi aquela sua espontânea velocidade que tanto Agnes Tachyon, quanto em sua mãe possuíam advinda de sua segunda mãe Agnes Lady, uma ganhadora de 5 corridas em 18 aparições que trazia em seu pedigree um insinuante Rasmussen Factor, naquela considerada uma das mais proeminentes transmissoras de velocidade do século passado, Lady Juror, por intermédio de seu filho Fair Trial, pai de Palestine, o avô materno de Remand (pai de Agnes Lady) e Sansonnet, mãe de Tudor Minstrel, o pai de Sallymont (avô materno de Agnes Lady).
Como se pode notar as coisas não acontecem por acaso no Japão, a terra que mais acredita em pedigree depois dos europeus e certamente com os austrálianos a quem mais acre e aplica-se em teorias de cruzamento em termos de maximização da transmissão de caracteres.