O que lhe dá tanta certeza que Rachel Alexandra possa ser o cavalo do ano nos Estados Unidos e não Zenyatta se mantiver invicta, ou mesmo o ganhador da Classic?
Sergio Sebastião Linhares
Caro Sebá,
Não tenho tanta certeza, mas creio que existe uma forte probabilidade disto acontecer.
Primeiro que ela cativou a imaginação do público turfista. Isto é básico. Segundo que Jesse Jackson e seu grupo, fizeram o dever de caso. Como me referi na nota, em que afirmei ser ela a favorita ao titulo, Rachel Alexandra bateu as de seus sexos e aos de sexo contrários em suas duas divisões: os de sua idade e os mais velhos e isto conta e muito. Terceiro que ela ganhou o Woodward, que é uma carreira chave. Para se ter uma idéia, de seus últimos seis vencedores, quatro foram cavalos do ano e um, Layer Talk, foi Champion Older horse. Está certo que Saint Liam e Ghostzapper ganharam a Classic, mas Curlin a perdeu e Mineshaft nem a correu. Logo, o Woodward contribui para o fato.
Não tenho dúvidas que este tipo de raciocínio foi o que induziu os responsáveis por Rachel Alexandra decidirem por enfrentar uma turma mais forte no Woodward por US$750,000 ao invés de tentar no dia seguinte o Pennsylvannia Derby contra ninguém por US$1,000,000.
Logo, se ela não se arriscar mais, suas chances são de 90% de chegar ao cetro máximo da temporada. Ademais ela suou e apanhou por isto. No Woodward, nos 200 metros finais ela levou 21 chicotadas, o que para um animal de brio como ela, vai de alguma forma agir em seu psyque. Até então tudo havia sido flores em sua existência. Desta feita, ela com certeza experimentou o espinho.
Se a idéia de seus proprietários antes da corrida era de não mais correr esta temporada, depois do Woodward acho que será definitiva.
Espero ter me feito entendido.