Não foi uma nem duas vezes que Nelson Rodrigues se expressou que os jornalistas não sabiam bater sequer um lateral. Pois bem, a dois anos atrás selecionei e adquiri particularmente uma filha de Timber County para um cliente. Seu nome, Sixes and Sevens, e ela tinha uma inusitada característica. Era nascida nos Emirados Árabes, pois, foi para lá que Timber County foi mandado por um determinado período.
Evidentemente de o fato dela ser uma 23-b e sua mãe Six Nations ser uma irmã de Chief's Crown, pesaram significativamente na balança. Mas lembro-me que ao comentar o fato com um amigo, lhe disse não entender, por que Timber County tinha vindo a parar nos Emirados árabes. Ouvi outras atrocidades verbais sobre Timber County e cheguei a conclusão que se jornalistas não sabem bater lateral, alguns expertsem pedigrees, não conseguem ainda diferenciar o paraíso do inferno.
Timber County ganhou o Preakness, e era o cavalo que Wayne Lukas acreditava que lhe traria o Kentucky derby, prova esta que ele ganhou por tabela, com seu outro pupilo Thunder Gulch. Em termos de físico ele era lindo, e em relação a seu pedigree, nada a se reclamar. Afinal tratava-se de um filho de Woodman, na grande Fall Aspen, que para muitos - inclusive eu - foi uma das maiores matriarcas do século XX.
Woodman foi um reprodutor bem acima da média, mas como avô materno superou-se. Por que Timber County com todas as credencias que anteriormente citei, deixaria de ser? Pelo simples fato que por onde passou, não recebeu éguas que o ajudassem. Imaginem nos Emirados Árabes e deus sabe onde mais. Mas ele parece que estar superando todas as agruras pela qual foi obrigado a passar. Neste fim de semana, quando acabamos de passar a marca das 1000 provas de grupo na temporada, ele consegue seu sexto neto materno ganhador de grupo. E numa égua Marscay, filha de uma outra por Comeram. Dose, vocês não acham?
Quanto outros avôs maternos conseguiram produzir mais individuais ganhadores de grupo nesta temporada? Apenas oito. O que o coloca em uma posição digna de louvor, pelo nível de éguas a quem ele vem sendo submetido...
Pois é, eu escrevi isto semanas atrás, e vejam o que aconteceu, minutos atrás, no importante Eclipse Stakes (Gr.1). Timber County consegue seu sétimo individual ganhador de grupo na atual temporada. Trata-se de Mukhadram, que para variar além de descender da consagrada linha 10-c, possui duplicações em Northern Dancer, sua mãe Natalma, Mr. Prospector e Secretariat.
Duvidar das éguas Timber County, passa a ser um desafio que apenas os aparvalhados seriam capazes de assumir. Mas como dizia minha vó Adelina: tem louco para tudo.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

