HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: A FACA DE DOIS GUMES

Graciliano Ramos, um de meus autores favoritos, uma vez escreveu, com extrema propriedade, como sempre foi de seu feitio: "A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer". Por isto era muito difícil ver em seu texto, adjetivos. Ao contrário de mim, que não consigo me conter, no uso dos mesmos.

Diria que os atos, funcionam de uma mesma forma. No mundo animal, existe a marcação do território, onde o macho delimita suas fronteiras, para que outros machos não tentem avançar sobre seus rebanhos. É a essência natural da formação dos animais, principalmente os selvagens. Pois bem, nós os humanos, de vez em quando, demonstramos esta igual tendência.

Nos Estados Unidos, é muito importante fazer um champion e mais ainda um horse of the Year. Isto em um catalogo, garante um muito boa posição nas vendas. Sei disto quando vendi a Baby Victory em Keweneland. E Byern luta desesperadamente contra California Chrome, pelo titulo do melhor 3 anos da geração. Ou até  Horse of the Year. O treinador do primeiro, Bob Baffert, vive para estes títulos. Outrossim, inesperadamente, Shared Belief, que parecia colocado de lado, após perder sua invencibilidade na Breeders Cup Classic, vencida por Bayern, e que California Chrome chegou na terceira colocação, resolve dar uma derradeira tentativa de abiscoitar o titulo. Titulo que para mim lhe pertence.

Abertura circunstancial de um parênteses. Por que creio ser Shared Belief o melhor três anos desta geração, se nem da tríplice coroa e do Travers ele sequer participou? Sempre defendi a tese que para mim, é mais importante a forma que se ganha e de quem se ganha, do que propriamente a prova que é vencida. Shared Belief, ganhou os seus sete primeiros compromissos, como apenas os sublimes são capazes de o fazer. Em sua única derrota, quando da disputa da Breeders Cup Classic, há de se notar, que ele sofreu sério prejuízos, não só na largada, como também na entrada da reta. para mim, chegar na quarta colocação, como ele chegou, apenas um diferenciado o faria. Sei que não assim que a maioria da mídia aqui pensa. Que cada um pense como quiser... Fecho aqui meu parênteses.

Posso estar errado, não será a primeira nem a última vez, mas mesmo sendo o Malibu (Gr.1) um prova de graduação máxima, uma vitória agora de Shared Belief, não alteraria o quadro geral, pois, a mídia quer fazer California Chrome o melhor três anos, embora tecnicamente não creio que este fato possa vir a ser provado, principalmente, por Shared Belief ter batido até aos mais velhos. Todavia, dada a fragilidade do campo, se Shared Belief vai lá e mete mais de cinco corpos, a chama renasce na cabeça de muitos. Baffert, não quer dar sopa, ao azar e deixar que esta possibilidade se cristalize em pista. Armou-se com quatro de seus pupilos, para tentar fazer Shared Belief fracassar amanhã. Desculpem, aqueles que acham que estou procurando cabelo em ovo, mas creio que o que Baffert urgiu, transformou-se num erro estratégico. Se Shared Belief agora ganha, e o pior ganha bem, contra o exército de Baffert, então volta a chamar a atenção da mídia, que mesmo com sua cabeça já feita, terá a pressão do publico. Pelo menos no tocante a uma dúvida.

Tenho certeza, que a tomada de posição de Baffert, se transformou numa faca de dois gumes. Pode ferir, ou faze-lo ferir-se. Mas teria ele outra alternativa? Afinal penso que o astuto treinador tenha certeza que Shared Belief é um candidato que pode tirar mais votos de Bayern do que de California Chrome, e como nesta votação o que vale é a maioria simples...

Se Shared Belief perde amanhã, está fora da luta. Isto me parece fora de discussão. Se ganha, pode até não ser o eleito, mas por tabela, tem bastante chance de tirar Bayern da disputa. E ai eu daria uma de Graciliano Ramos: "O ato não foi feito para enfeitar, brilhar como ouro falso; o fato foi feito para funcionar". E isto é o que Baffert está desesperadamente tentando. A demarcação de seu território, para a preservação de seu rebanho.