O Florida Derby, foi este ano, o que fora a décadas atrás: a casa do ganhador do Kentucky Derby. Nyquist simplesmente não deu bola para seus adversários, e aquele que veio tentar lhe usurpar a primazia, o favorito e até então invicto Mohaymen, morreu pelo caminho, não conseguindo figurar entre os tr'ês primeiros.
Foi um vitória avassaladora. Foi uma demonstração acachapante. E eu de certa forma passei a entender o porque de Doug O'Nell, te-lo inscrito no Florida e não no Santa Anita Derby, como normalmente o melhor do Oeste é apresentado. O'Neil é de descendência irlandesa, e como tal combativo e de instintos suicídas. Resolveu imediatamente colocar seus pingos nos ís, E o pior, no dos outros. E dizem as más linguas que ele tem uma pinimba com os Maktouns. O que lhe assentua o carácter suícida.
Atravessando continente e vindo a encarar o melhor do leste, parecia uma temeridade. E na verdade não foi. Para a surpresa de muitos, inclusive a minha que esperada um desfecho dificil entre os dois contendores, ele sobrou na turma. Tocou flauta e ao mesmo tempo chupou manga.
Mas O'Neil tinha plena coinsciência que deixaria terra arrasada em Hallandale. Como não deixou, pedra sobre pedra. O que esperar deste Kentucky derby? Eu juro que não sei. Os quatro últimos grandes preparatórios, o Blue Grass, o Wood Memorial, o Santa Anita Derby e o Arkansas derby haverão de ter esta resposta. Eu que também apresento espirito suicida estou de olho em um cavalo chamado Zulu.
Zulu é um pouco de tudo aquilo que acredito e estando eu como estou em condições por assim dizer não muito atraentes, tenho que ver nele a antitise do pensamento gameriano.
Zulu é um Bernardini - filho da nossa glorisoa Cara Rafaela com A, Indy - em Temporada, esta uma ganhadora de duas, filha de Summer Squall, Epa! Um filho de A. P. Indy numa égua Summer Squall. Macacos me mordam se isto não for um animal com uma duplicação em Weekend Surprise na razão 3x3? E eu que que já tinha uma leve impressão sobre a burrice do mercado, passei a ter certeza quando me deixaram adquirir nas vendas de Fevereiro em Fasig-Tipton a uma potranca 4x4 em Weekend Surprise.
Zulu provou que não o único a pensar que o mercado está formado por gente que vê, mas não enxerga, o que está exatamente à sua frente. Exceçãp feita a Coolmore, Zulu, foi segundo quando ainda invicto para Moyamen, no Fountain of Youth Stakes (Gr.2), Ele que vi ser vendido em Setembro de 2014 por US$400,000 e posteriormente li ser revendido por US$900,000 nas vendas de Fasig-Tipton 2yo in Training, deve ter aprendido alguma coisa, quando ainda inexperiente em sua terceira saida as pistas, enfrentou ao experiente Moyamen em sua quinta. Uma corrida na vida de um recém três anos já faz diferença. Duas, é uma eternidade.
Vamos ver como Zulu se sai no Arkansas Derby (Gr,1). Pode ser que ele seja fogo de palha, ou quem sabe a verdadeira fogueira, ou um rei Zulu, para incendiar este Kentuky Derby, que depois da vitória de Nyquist, pareceu uma planicie sem graça.