HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 8 de novembro de 2016

PAPO DE BOTEQUIM: UM RESUMO DA GENÉTICA EM UMA BREEDERS CUP

Pouco há para se discutir. Galileo e Dubawi na Europa, Tapit e Medaglia d'Oro, nos Estados Unidos, Deep Impact no Japão e Redoute's Choice e Fastnet Rock na Oceania, são os reis do pedaço. Eles dominam suas respectivas regiões. Mas não foi propriamente este dominio genético que notamos tendo em conta, os resultados desta última Breeders Cup, disputada sabado em Santa Anita. Aliás para falar a verdade não houve um dominio sequer que pudesse determinar uma tendência.  O cardápio foi dos mais variados.A não ser, o das tribos de Northern Dancer e Mr. Prospector do qual descendiam 12 dos 13 ganhadores. Com certeza, o maior ponto de confluência. No resto muita equiparação.

Mas vamos aos numeros.

Pode-se notar que nenhum reprodutor conseguiu produzir mais do que um ganhador. Apenas três cavalos eram de origem europeia contra dez, norte-americana. O mesmo número se reflete nas mães. Outrossim, o importante de se frizar, é que se levarmos em conta o ano em que o útero fecundado, há de se notar, que éguas acima de 10 anos, apenas duas obtiveram sucesso. Sendo a faixa de melhor aproveitamente aquela que vai dos cinco aos nove.



Quanto a qualidade destas mães levando-se em consideração do que fizeram em pista, apenas uma fora ganhadora de grupo. Seis foram apenas ganhadoras, quatro não correram e taõ somente uma uma não se colocou.

No tocante aos avós maternos, apenas Distorted Humor e Lemon Drop Kid, conseguiram que suas filhas produzissem dois individuais ganhadores destas provas. Ambos descendentes de Mr. Prospector. E ainda nota-se que foram apenas duas tribos que conseguiram se representar, de forma mais do que significativa, Northern Dancer com seis e Mr. Prospector com sete.

A Familia 16-g, foi a única a produzir dois ganhadores.


Como comentamos anteriormente, houve uma supremacia da tribo Northern Dancer com sete vencedores, contra cinco da tribo Mr. Prospector e apenas um da tribo Man O'War.

Foram três descendentes de Sadlers Wells, sendo dois via seu filho El Prado, dois de Danzig, ambos via Danehill e dois Storm Cats, por mensageiros distintos. No caso dos Mr. Prospectors, Fappiano-Unbridled com três, Gone Wesr com um e Carson City também com apenas um, fecharam a questão.


No caso do confronto de pedigree abertos contra fechados, ampla supremacia dos fechados. 12 em 11, e há de se notar que aqueles que continham o binômio mágico Northern Dancer-Mr. Prospector, foram três, sendo um, com aquele tripé que apresenta a presença do imbreed em Buckpasser. Seis ganhadores apresentaram pelo menos uma duplicação feminina. Nove destes ganhadores possuem mais de um imbreed em seu pedigree. Alguém ainda de olho em reprodutores que abram nossos pedigrees?

Em relação as mães dos produtos, existe também uma supremacia dos pedigrees fechados. Nove contra quatro. Como quatro são eles, que possuem duplicaç ões em matriarcas.


Análises como estas devem ser repetidas ao final de cada importante meeting, eu, por exemplo, baseio minha conduta de seleção, tendo como base, os meetings de Royal Ascot, Goodwood, Saratoga, Keeneland e outros que me denotam respeitabilidade.

E isto para se atingir 25% de ganhadores de grupos entre os selecionados. Como se vê, não é uma tarefa simples levantar seu dedinho. O importante, é fazê-lo na hora certa,