HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O MISTERIO DA MEIA COLORIDA: AS DUPLICAÇÕES EM NICKS CONSAGRADOS

Estamos ainda no inicio da temporada, mas certos detalhes me parecem altamente significativos. Detalhes estes, que foram captados por experiência de exemplos dectados anteriormente. Já falei, e não de hoje, que certos nicks consagrados, quando duplicados em um pedigree. podem aumentar as suas chances de sucesso. sejam em linebreeds, ou mesmo em imbreeds.

Pois bem, vejam o exemplo de Nicoletta, recente ganhadora da milha do Desert Gold Stakes, em Trentham, na Nova Zelândia. Entre seus imbreeds, dois um dia formaram um importante nick nos Estados Unidos.  A mãe de Nicoletta, é uma égua chamada Celtic Crown pelo pouco efetivo Doneraile Court que possui um imbreed em Bold Ruler na razão 5x5 e Round Table na mesma razão. 

Sempre deixei claro, que quando isto acontece, pode funcionar na pista, no breeding-shed ou nos dois. E o caso presente, demonstra que este fenomeno pode acontecer tanto no polo superior, quanto no polo inferior de um pedigree.

Outro exemplo? Pois bem, vamos a um deles, que acho inclusive que os linebreeds em questão, são a única razão do sucesso do parelheiro, pois, quem em sã consciência iria adquirir a um filho de Here's Zelous, numa mãe cuja parte da equação genética está calcada em Smokester, Golden Eagle e Delaware Chief ? Seu nome? Green Gratto.

Mas este vencedor dos 1,200 metros do Toboggan Handicap (Gr.3) de Aqueduct tem em seu pedigree cinco linhas distintas de Princequillo, sendo três femininas e seis distintas de Nasrullah, quatro delas via mensageiros masculinos.  E no pedigree, aberto até a sexta geração, constataremos linebreeds em Nasrullah 6x5, Princequillo 6x6x6x5, Prince John 5x6 e Round Table 6x5. É uma concentração muito significativa para ser simplesmente ignorada.

Temos que levar em consideração que todo e qualquer detalhe deve ser analisado como uma possível contribuição a algo de superior que um cavalo possa ter. ele pode não ser o fator que o fará selecionar este ou aquele individuo, mas certamente um que separará um do outro em caso de uma escolha entre dois elementos semelhantes.