HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: UMA DÚZIA E MEIA DE OPÇÕES

Kodiac Cowboy - que está atulmente em serviço no Brasil - obteve mais um ponto clássico em sua trajetória norte-americana. E o fez com uma mãe Grand Slam. Como é notório, existem algumas Grand Slam, no seio de nossa criação. E é ai que a pergunta que não deve calar se sobrepoe as demais: não valeria a pena repetir este cruzamento de Kodiac Cowboy, com todas a Grand Slams do mercado. Inclusive por ser esta a maneira mais simples de ser detectada por uma pessoa que não se aprofunda, mas é capa de ler pedigrees.

Há de se convir que num pedigree de cinco gerações, haverão 64 individuos, alguns duplicados, outros não. Assim, quando se junta um reprodutor a um filho de outro,  e esta operação é repetida, você está pelo menos colocando em um pedigree, pelo menos, 46 dos nomes que aparecem em outros de mesma estrutura. isto parece claro.

Se você tiver acesso a Kodiac Cowboy e é possuidor de uma reprodutora Grand Slam, que ainda por cima possa ter Tumble Lark no pedigree até a quinta geração, você passa a ser 47 nomes em comum ao de Cool Cowboy, neste novo ser a ser projetado. São mais de 73% de identidade. E eu lhes direi, que pode funcionar ou não. E sabem poruie? Porque no caso de irmãos inteiros, onde há 100% de repetição nos nomes, poucos são aqueles que vingam e cumprem o sucesso de seu irmão famoso. isto se chama genética, uma ciência que se move com passos quase sempre distintos.

Desta forma, você tem que ter certeza, onde está a verdadeira força do pedigree premiado com o classicismo provado em pista. E acreditar que repetindo-a há uma maior probabilidade deste sucesso se repetir. Pode ser um nick - mesmo pai e avô materno - pode ser uma compatibilidade - conjunção de tribos - pode ser a linha baixa, pode ser a estrutura de duplicações, enfim, pode ser uma dúzia e meia de OPÇÕES.

E ainda por cima, sua certeza, nem sempre estará trilhando o caminho pleno da verdade. Logo, a coisa é bem complicada e é ai que entra o seu feeling, que aliada a seu conhecimento e experiência poderão, num detalhe, resgatar semelhanças, fisicas ou genéticas, que possam existir.

Nada me agrada mais do que analisar pedigrees. Talvez um campeonato do Flamengo e do Salgueiro, e a alegria de ver todo dia minha mulher, possam superar. No mais, é o prazer de analisar um pedigree e inspecionar um cavalo de corrida, fora dos três citados são os que mais me causam prazer na vida.

Se analisarmos o pedigree de Cool Cowboy, descobriremos que apesar de sua mãe ser uma Grand Slam - cavalo pelo qual sempre tive bastante respeito - nas mais em sua estrutura genética me agrada. A suceção de nomes como Its Freezing-Somebody-Bolinas Boy - me parece tétrica. Assim como a pouca produtividade deste ramo, na importante árvore erigida pela familia 9-e, me arrepia.

O que se conclui que pobre ainda em duplicações, que talvez este cruzamento, mesmo assim tenha sido benéfico para o sucesso de Cool Cowboy



46