HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: A ARTE DE SABER CRUZAR

As coisas podem ou não acontecer por acaso. Você as estuda, as detecta e tem que imaginar se houve da parte de quem as executou interesse ou não que aquilo viesse a acontecer. Afinal sorte, tem ainda uma pequena parcela neste processo.

A 20 anos atrás eu dizia que o Japão iria ser uma grande potencia no mercado. Escrevia no Coruja, e não eram poucos que davam gargalhadas. Pois bem, este que riam, já se desligaram do turfe e o Japão é hoje uma poderosa força dentro do mercado.

Falei que a Africa do Sul, não era o Tarumã, como um criador brasileiro afirmou. E pouco a pouco a África do Sul vem se impondo como importante player, principalmente em Dubai e Singapura. E mais recentemente afirmei que as coisas estavam sendo muito bem feitas na India. Com pouco dinheiro, mas muita imaginação eles estão cada vez mostrando mais empenho em evoluir.

E tudo tem seu inicio com importações e pessoas que sabem o que importar. Hoje na India, o grande cruzamento é Multidimensional em mães Razeen. Ambos foram leading sires e ambos descendem de linhas maternas consagradas na produção de reprodutores. Multidimensional é um 13-c pelo ramo de Seattle Slew e Mr. Prospector, e Razeen um 1-x pelo ramo de Private Account. Agora, em minha opinição, o gol maior veio a seguir. Cobrir as éguas do segundo com o primeiro. Olhem o pedigree de cada um.

Qualquer interação entre dois reprodutores, será responsavel pelo aparecimento no pedigree de seu produto, de duplicações em Natalma, Flower Bowl e imbreeds em Northern Dancer, Buckpasser e Ribot. Isto quer dizer, o minimo. Mais coisas poderão ainda vir, dependendo da mãe da reprodutora em questão. Desculpem, mas isto é um must.




Produtos que nascem já com estes predicados podem se tornar bons corredores e como isto é feito em série, os resultados tendem a chamar muita atenção, como anos atrás, no São José e Expedictus Fort Napoleon em mães Formasterus, ou no Mondesir com Swallow Tail em mães King Salmon. pesquisem e saibam porque.

Quando você está satisfeito com o serviço de um reprodutor e passa a ter um número significativo de filhas suas, é importante se selecionar um novo reprodutor que com estas éguas lhe trará algo novo, como um número suficiente de duplicações em pontos de força, que você acredita que possa ser a força de seu pedigree.

Como fazer? Primeiro descobrindo quais são os pontos de força no pedigree de suas éguas e depois pesquisando um reprodutor que acentue estes pontos de força.  E a isto chamo de saber cruzar.