HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: A NECESSIDADE DE UM COMPASSO E UMA REGUA VIRTUAIS

Tenho pavor daquele sujeito que canta a vitória antes do tempo. Parece que alguém de lá de cima, curte estragar a celebração prematura. Sempre que este pensamento vem a minha cabeça, me lembro de um fato histórico que me impressionou muito.

Cartagena é a cidade que mais me impressionou na América do Sul. Principalmente a área onde foram erigidas suas imponentes muralhas. Para mim, é uma das grandes maravilhas do mundo. E quando de minha visita, como sempre, aprendi algo. 

A poderosa marinha britânica mandou cunhar uma medalha onde se dizia do lado onde apareciam três navios ingleses, sediando a cidade de Cartagena: True British heroes took Cartagena - Don Blass - 1747. E no outro lado da medalha, mostra o almirante britânico Vernon, olhando para seu adversário, Admiral Bias de Lazo, que de joelhos lhe entregava a espada em tom de submissão. Pois, é, cunharam as moedas e ai então partiram para Cartagena, pois, para os prepotentes britânicos achavam que aquela guerra contra meia duzia de selvagens, seriam favas contadas. E não é que Bias de Lazo, que não tinha uma perna, um braço e um olho, defendeu as muralhas de Cartagena e fez correr a grande marinha britânica?

Pois é, quem canta a vitória antes da hora está sujeito a pagar um mico inimaginável. Por isto, nunca acreditei no favorito. Favorito de que? Do treinador, do jóckey, do proprietário? Quem foi lá e perguntou ao cavalo? Outrossim, existem superioridades tão evidentes, que tornam cantar a vitória antes da hora, um ato de risco, mas pelo menos, calculado. Mas cavalos como estes são do naipe de Frankel, Sea the Stars, Zarkava, Arrogate, Camelot que você faz afirmações perigosas em suas primeiras carreiras, prevendo coisas maravilhosas no futuro daquele animal.

Existe um risco, mas como disse, calculado, pois seu conhecimento e sua imaginação, calcados em experiências pr]evias, garantem que mesmo existindo um desafio, a coisa é suceptivel de acontecer. E nos casos citados destas minhas previsões, consideradas "até certo ponto prematuras", funcionaram positivamente. Quanto o "até certo prematuras", defendo o meu peixe, que estes cavalos tem para meus olhos, uma forma de correr diferenciada dos demais. Rotulo, como aqueles que respiram um ar distinto dos seus adversários.

Por isto as vendas de animais em treinamento, tem preços recordes, independentemente, deles terem sido aqueles que trabalharam nas melhores marcas. Quem conhece, olha a forma de correr e não propriamente o tempo, pois, em um trabalho de 200m e mesmo em um de 400m, pouco se pode traduzir em certezas. Mas a forma de correr, é outra coisa.

Fala-se muito do peso do coração de Secretariat, mas seria ele a razão deste cavalo ser o que foi? O seu stride, que era superior aos de Barbaro, Man O'War e companhia. Outrossim, isto é apenas um fator. 




Se a gente analisar stride x capacidade locomotora, tem que se levado em consideração que os cavalos considerados diferenciaás tem um stride, igual ou superior que 85º, já que a média do cavalo normal é de 80º. Mas quando este cavalo não atinge o stride minimo que possa diferencia-lo, você acredita que seu coração e seu sistema metabolico são as verdadeiras razões.


Barbaro

Affirmed

Forego

Man O'War

Seattle Slew

Ter um stride inferior a 85º não faz de uma cavalo de corrida, melhor or pior do que ninguém. Seattle Slew, que eu considero com Secretariat e Man O'War, um dos três maiores cavalos já criados nos Estados Unidos, tinha 83º. Não tomei conhecomento do tamanho de seu coração. mas de uma coisa tenho certeza. Eu profetizaria seu futuro, se o tivesse visto em suas primeiras carreiras, pois, ele deslizava na pista.

Visisualmente o stride de Secretariat não parece o maior. Pois este é um dos detalhes que você terá que notar quando inspecionar um cavalo de corrida, ou quando este já está em corrida. Poucos são os cavalos que podem ter coisas diferentes dos grandes cavalos que você viu correr, e mesmo assim ser bom. São aqueles que denomino como exceções a regra. Mas felizmente são 1 em 100.

Então precisamos de uma fita métrica e um compasso? Não necessariamente, o que você precisa, é ter o olho afiado, que funcione qual um compasso e mais que isto, sencibilidade. E então dai se arriscar e entrar na faixa do risco calculado.