HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 1 de abril de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: A DIFERENçA ENTRE DOGMA E PROBABILIDADE

Old Master era um filho de Sabinus e Ice Queen, nascido em 26.09.1980, sendo o primeiro produto de sua mãe. Colocado à venda, Old Master foi vendido e devolvido por cinco vezes e pelos mais diversos motivos: feio, mal aprumado, selado e um  filho de Sabinus tordilho. Não tem jeito, é degenerado. Rejeitado, o tordilho ficou com quem devia – seu criador, o Haras Santa Maria de Araras.

O resumo da campanha de Old Master é de 20 apresentações, das quais transformou 8 em vitórias (7 clássicas, sendo cinco de G1), 4 segundos (1 clássico), 4 terceiros (3 clássicos), 2 quartos (1 clássico) e 2 quintos (2 clássicos), isto é, nunca descolocando-se.



Este texto me foi remetido por um leitor depois de sua publicação no site do Jockey Club Brasileiro. Qual a conclusão que chegamos?

Vocês já ouviram de mim, e não em apenas oportunidade, que não devemos nos apegar a dogmas. Primeiro produto, considerado por muitos feio, devolvido em cinco oportunidades o determina o total descrédito de tanto criador quanto do criador quanto do mercado. Moral da história: tríplice coroado e ganhador do latinoamericano.


Uma pergunta: alguém se ateve ao fato dele ter uma duplicação em Nogara - para quem não saiba, a mãe de Nearco - e ele além de ter três linhas de Pharos - o pai de Nearco - ser tordilho numa linha sucessória de três mães tordilhas? Resposta, Sim. O senhor Atualpa Soares que me contou ter avisado as conexões de Old Master, que ele tinha pedigree para ganhar o Derby. Quero deixar claro, que não sei com quem, onde e quando, o senhor Atualpa expressou a sua opinião. Porém, ele me disse isto, quando Old Master estava ainda para correr a primeira prova da triplice coroa.


Esta semana Gunnison, venceu na Austrália, o Todman Stakes (Gr.2). Voces já notaram as duplicações existentes em seu pedigree? Lassie Dear 4x4, o double mágico Northern Dancer 5x5 e Mr. Prospector 5x3 e Seattle Slew 3x4, Se isto por si só não bastasse, sua mãe, Madame du Lac, é duplicada em Special na razão 5x5, por seus descendentes - aqui comentados como principais em se tratando de transmissão de classe, Nureyev e Sadlers Wells, e uma descendente direta de Cosmah, esta uma irmã materna de Natalma.


Esta é a diferença de dogmas e conceitos. O resultado clássico das primeiras crias em relação as terceiras e quartas, é significativamente inferior. Mas isto se resume em probabilidades. Deixar de adquirir algo que lhe agrade pelo simples fato dele ser a primeira cria, passa a ser um dogma, e quem o comete é destituído de bom senso. 



Depois de falar com o senhor Atualpa Soares fui ver Old Master no paddock antes da disputa da primeira prova da triplice coroa, e sou honesto em afirmar que seria dificilmente um cavalo a ser comprado. Mas com esta estrutura genética, não aconselharia ninguém a vendê-lo. 

Lembre-se que a primeira regra do turfe, é não ter regras. Existem condutas que percentualmente apresentam melhores resultados que os outros. Mas elas não podem ser vistas como regras.