HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

sábado, 1 de abril de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: A DIFERENçA ENTRE DOGMA E PROBABILIDADE

Old Master era um filho de Sabinus e Ice Queen, nascido em 26.09.1980, sendo o primeiro produto de sua mãe. Colocado à venda, Old Master foi vendido e devolvido por cinco vezes e pelos mais diversos motivos: feio, mal aprumado, selado e um  filho de Sabinus tordilho. Não tem jeito, é degenerado. Rejeitado, o tordilho ficou com quem devia – seu criador, o Haras Santa Maria de Araras.

O resumo da campanha de Old Master é de 20 apresentações, das quais transformou 8 em vitórias (7 clássicas, sendo cinco de G1), 4 segundos (1 clássico), 4 terceiros (3 clássicos), 2 quartos (1 clássico) e 2 quintos (2 clássicos), isto é, nunca descolocando-se.



Este texto me foi remetido por um leitor depois de sua publicação no site do Jockey Club Brasileiro. Qual a conclusão que chegamos?

Vocês já ouviram de mim, e não em apenas oportunidade, que não devemos nos apegar a dogmas. Primeiro produto, considerado por muitos feio, devolvido em cinco oportunidades o determina o total descrédito de tanto criador quanto do criador quanto do mercado. Moral da história: tríplice coroado e ganhador do latinoamericano.


Uma pergunta: alguém se ateve ao fato dele ter uma duplicação em Nogara - para quem não saiba, a mãe de Nearco - e ele além de ter três linhas de Pharos - o pai de Nearco - ser tordilho numa linha sucessória de três mães tordilhas? Resposta, Sim. O senhor Atualpa Soares que me contou ter avisado as conexões de Old Master, que ele tinha pedigree para ganhar o Derby. Quero deixar claro, que não sei com quem, onde e quando, o senhor Atualpa expressou a sua opinião. Porém, ele me disse isto, quando Old Master estava ainda para correr a primeira prova da triplice coroa.


Esta semana Gunnison, venceu na Austrália, o Todman Stakes (Gr.2). Voces já notaram as duplicações existentes em seu pedigree? Lassie Dear 4x4, o double mágico Northern Dancer 5x5 e Mr. Prospector 5x3 e Seattle Slew 3x4, Se isto por si só não bastasse, sua mãe, Madame du Lac, é duplicada em Special na razão 5x5, por seus descendentes - aqui comentados como principais em se tratando de transmissão de classe, Nureyev e Sadlers Wells, e uma descendente direta de Cosmah, esta uma irmã materna de Natalma.


Esta é a diferença de dogmas e conceitos. O resultado clássico das primeiras crias em relação as terceiras e quartas, é significativamente inferior. Mas isto se resume em probabilidades. Deixar de adquirir algo que lhe agrade pelo simples fato dele ser a primeira cria, passa a ser um dogma, e quem o comete é destituído de bom senso. 



Depois de falar com o senhor Atualpa Soares fui ver Old Master no paddock antes da disputa da primeira prova da triplice coroa, e sou honesto em afirmar que seria dificilmente um cavalo a ser comprado. Mas com esta estrutura genética, não aconselharia ninguém a vendê-lo. 

Lembre-se que a primeira regra do turfe, é não ter regras. Existem condutas que percentualmente apresentam melhores resultados que os outros. Mas elas não podem ser vistas como regras.