HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 10 de maio de 2017

PAPO DO BOTEQUIM: ATE QUANDO A VELOCIDADE GERA STAMINA

Pois é, o Raul Seixas, nasceu há 10,000 anos atrás. Eu sou mais novo. A apenas 67. O que isto impele você a pensar, que existem parâmetros. Comparando-se idades, sou ainda um bebe. Quando Raul Seixas nasceu, não acredito que houvesse turf. Quando nasci, havia, já a séculos. Mas o parâmetro é, e sempre será, uma das bases de conhecimento que alguém pode ter para montar suas teses.

Churchill e Winter vieram a ganhar as primeiras provas da triplice coroa britânica. não só a original, como a mais importante. O problema é que com o abandono do St. Leger, uma prova de 2,800 mteros, esvasiou-se a triplice coroa britânica. Mas suas duas primeiras provas, os Guineos e o Oaks ou o Derby, estão ainda na crista da onda. Foi-se o tempo que o ganhador dos Guineos, espelhava o favorito do derby. Hoje, a milha é uma coisa, a milha e meia é outra totalmente distinta, em se tratando de genética, treinamento e mesmo de opção. O cavalo foi especializado, em todos os sentidos. Se é bom ou ruim, não há ningu~em que possa precisar. Criam-se e treinam-se cavalos para os Guineos, diferentemente, que os criados para o Derby, e me arrisco a afirmar que o ganhador da milha, tem hoje mais respaldo por parte dos criadores, no breeding-shed, que o ganhador do Derby. Sinal dos tempos...

Para se ganhar em Epson, é mais do que necessário o burst of speed, que comumente rotulamos como aceleração final. A reta é longa, a subida extremamente significativa e o percuso cauticante. Nos Guineos, disputados em uma linha reta, nem tanto. O mais importante é a vontade de vencer aliado a um bom posicionamento depois do deep.

Nesta última disputa do One Thousand Guineos, isto ficou evidenciado de uma forma mais contundente. Rhododendron, melhor posicionada, deveria ter ganho a carreira, que no final acabou a mercê das patas de sua companheira de barn, a tordilha Winter.  Ambas são filhas de Galileo, o que já não representa mais uma surpresa, mas enquanto a ganhadora tem uma estrutura materna genética para a milha - formado pelo sprinter Choisir, pelo precoce Favorite Trick e o milheiro alongado Riverman, aquela que a meu ver seria a ganhadora, se melhor corrida, tem um tipo similar de estrutura genética materna, constituida pelo sprinter Pivotal, o também sprinter Indian Ridge e classic horse Secreto. Seria Secreto a razão de Rhododendron parecer estar dotada de mais stamina que Winter? Pelos parâmetros que tento respeitar, duvido.

Rhododendron, possui ainda por cima duplicações em elementos transmissores de velocidade como Special e o binômio mágico de Northern Dancer e Mr. Prospector. Winter por sua vez tem apenas uma duplicação, na transmissora de meia stamina, Lalun. Isto fará diferença? Acredito que sim, pois a crensa  que as duplicações possam forçar uma fixação de qualidade, nos diz, que o pedigree da segunda colocada nos Guineos, é mais forte neste setor que o da primeira. Mas teoricamente com a mesma stamina.

Duplicações são importantes. E creio que, quem assim não o pensar estará barrado no baile. E eu, que já estive em vários bailes, nacionais e internacionais, não me admito mais, fora de um dos mesmos.

Churchill, ganhador do Two Thousand Guineas, é igualmnente filho de Galileo e tem em sua estrutura genética materna, a velocidade como linha básica. O transmissor de velocidade Storm Cat, o milheiro Air Express e o sprinter Indian Ridge. O que me faz duvidar que Churchill seja o meu cavalo para o Derby, é o fato do invicto e champion 2yo, não parece ter aquela burst of speed, necessaria para Epson. Tem velocidade, mas ela nãoaumenta nos metros derradeiros.

Reparem, que os três elementos possuem estrutura materna, geneticamente favoravel a velocidade. então esta tende a ser o que a modernidade hoje procura. Uma elasticidade daquele que prova ter a velocidade através da distância. Para mim, stamina em cima e velocidade em baixo, é hoje a base da possibilidade de se ter um elemento clássico a partir da milha. Se Churchill ganhar e Rododendron perder em Epson, não vou mudar a minha maneira de pensar, pois, ambos possuem a mesmíssima estrutura, de stamina encima e velocidade em baixo. Sendo que a da fêmea, existem pontos de maior fixação de classe, em meu ponto de vista.

A polêmica continua, e acho que ela é válida se extender a outros dias. Mas a indagação continua no ar: até quando a velocidade gera stamina?