HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: SAUDADES DE ZARKAVA

Não posso afirma que tenha sido a melhor égua que vi correr, mas acredito que tenha sido uma das que mais me impressionou. Lembro de ve-la estrear na França em Longchamp, onde mais tade ela veio a vencer mais cinco corridas de sua invencibilidade de sete tentativas oficiais. Na época disse a um cliente meu, que parecia possuir a lider da geração, que contra ela, seria um suicidio, sequer tentar. O melhor era saber aonde ela iria, para se evitar de enfrenta-la. Ele ouviu e ganhou suas carreiras, até em newmarket sem ser aborrecido.

Afinal se até o Diabo foge da cruz e o campiro do alho, porque então não fufir de Zaekava.

Não creio que existam palavras para se definir o que foi o Prix Vermeille (G1) de Zarkava. Ela tinha uma elasticidade em sua espinha dord+sal, que a caracterizava. Vi o mesmo em nashwan e dancing Brave e mais tarde em sea the Stars e Frankel. Jogava suas patas num movimento que assemelhava-se ao de uma Cheetah, E no Vermeille, ela simplesmente se excedeu.

Trabalhou mal durante a semana, foi considerada fora de seu estado normal no paddock, largou mal, foi mantida na última colocação por Christophe Soumillon em um trem de carreira forte impetrado por Adored. Mas quando foi acionada na reta, sua aceleração foi exuberante. Ela simplesmente, como das outras vezes, simplesmente levantou vôo. A corrida para ele teve seu inicio ali.

Desprendeu-se das demais como  Petit Etoile - do qual ela descende por linhagem materna - o fazia. Ganhou confortavelmente e provou mais uma vez porque sempre a achei em um nível superior a competição. O ar que ela repira é distinto, desculpem, mas é verdade.

Uma vez fui questionado porque achava Zarkava a melhor potranca de sua geração quando a brilhante Natagora se mantinha vencendo as mais importantes carreiras da geração. Como sempre as respostas são dadas na pista. O tempo tratou de clarear qualquer dúvida que possivelmente houvesse. Eu estava certo.

Zarkava excede em classe e isto até minha avó Adelina reconheceria se viva fosse. Existe uma grande diferença entre classe e brilhantismo. Zarkava possuia as duas.

Zarkana é produto da persistência de HH. Karim Aga Khan de manter em suas lides toda a descência de Petite Etoile que poucas respostas deram em pista. Geração por geração ele tentou. Mas como todo bom criador, ele sabia que em algum momento todo aquele classicismo e toda aquele pujante brilhantismo estaria de volta. E creio que Zamindar ajudou em muito. Ele é para mim melhor reprodutor que seu irmão inteiro o famoso Zafonic. Tive a oportunidade de oferecer Zamindar ao Brasil. Ninguém se interessou. O levei para duas temporadas em Ocala, para a Marablue Farm.

Creio que teria sido por demais benéfico a participação de Zamindar no Brasil. Mas infelizmente ele não cativou sequer a atenção dos criadores brasileiros. Pena...

A favor de Zafonic, a sua continuidade linearmente. Outrossim, Zaminar é hoje o avô materno - via Zarkava - do promissor Zarak