HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS: O GARANHÃO HONESTO

Comunicação é ainda a maior controversia que existe na humanidade. O que se diz e o que se escreve, pode ser compreendido por quem o faz, mas nem sempre o é para quem lê ou ouve. E as vezes, a mesma lingua está sendo dita, mas as palavras são diferentes, Vou a um exemplo que para mim não é apenas semântico. É igualmente conceitual.

No turfe brasileiro um cavalo ganha três carreiras e imediatamente grande parte do mercado o passa a chamar de craque. Eu discordo. Para se chegar ao patamar de craque, no meu modo de ver, o cavalo tem que ter histórico semelhante a Much Better, Itajara, Bal a Bali, Pico Central e outros que provaram em pista indiscutivel superioridade sobre seus rivais. Da mesma forma que no breeding-shed, chefe de raça para mim é Northern Dancer, Mr. Prospector, A. P. Indy, Danzig, Sadlers Wells e companhia.

Existe para mim, uma classificação semântica que separa os reprodutores em meu ranking pessoal. Chefes de raça, muito bons, bons e honestos. Dai para frente me dou ao direito de não classificar mediocridade. Mas para que se aplique esta semântica, ela deve estar embasada conceitualmente,

Sadlers Wells é um chefe de raça, filho de um chefe de raça, e capaz de produzir três filhos com potencial de transmissão de classe: Galileo que caminha para a chefia de raça, Montjeu que considero um muito bom garanhão e High Chaparral, para mim um bom garanhão. El Prado, por exemplo mo meu conceito, é apenas um reprodutor honesto, outrossim, capaz de gerar a um bom garanhão Kittens Joy.

No Brasil, infelizmente somos incapazes de gerar chefes de raça, por nossa própria culpa, mas entre os muito bons garanhões podem ser citados Ghadeer, Clackson, Wild Event, Waldmeister e companhia. Dentro da conceituação de bom garanhão, não poderia deixar de citar, Tumble Lark, Earldom II, Locris e outros. O que seria um garanhão honesto, no meu modo de ver? Se o bom garanhão melhora a performance de uma égua, o muito bom melhora mais ainda a performance, o honesto não deixa a bola cair. Se a égua é boa ele confirma. Se ela é ruim, as coisas na maioria das vezes não acontece.

Posisso comentei que Northern Afleet era um honesto reprodutor. Não deixa a bola cair, mas a meu ver não melhora tanto a produção de uma égua. Para mim, produziu muitos cavalos corredores, alguns muito bons e apenas um craque, que poderia ter inclusive sido triplice coroado.

Apoio a um filho de Northern Afleet no Brasil, o Que Fenomeno, Cavalo de tipo fisico norte-americano, tinha um de seus boletos do tamanho de uma bola de futebol de salão e mesmo assim demonstrou potencial locomotor em pista, graduando-se na esfera máxima. Com éguas apenas regulares, até o presente momento, já demonstrou pelo menos para mim, ter a capacidade de melhorar a produção das mesmas. Teremos a confirmação disto se ele ao receber éguas, já conceituadas como boas, e ainda assim melhorar a suas respectivas produções. Ai será elevado ao grau de bom reprodutor e com sorte de muito bom reprodutor.

Desculpem-me os dois leitores que acharam o termo que usei, taxando Northern Afleet de honesto. Não acredito que haja demerito algum, muito menos erro semântico. Há apenas uma discordância de conceituação.