HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: CUSTO E TEMPO


A toda ação terá uma reação igual e contrária. Isto é uma lei da Fisica, mas que de maneira alguma pode ser utilizada quando se discute idéias. Sempre defendi, a tese, que existem vários caminhos para se chegar a Roma. O que difere os mesmos, é custo e tempo.

Outrossim, qualquer que for o caminho escolhido, uma coisa é me parece clara: existirão percentuais distintos no concernente a acertos, que irão definir quais são aqueles mais efetivos. Ficar como num carrosse,l a girar em tono de um mesmo eixo, não levará ningu~em a lugar algum.

O leitor Marcel, fez um comentário altamente importante, sobre algo que leu em um outro blog.

...pois é, precisamos estar em plena evolução, o biótipo de cavalo mudou, os "galopadores" saem de cena e entra a velocidade através da distância e o retorno financeiro o mais rápido possível se dando mais valor a precocidade...

Falemos de Europa. Não há dúvidas que o biotipo do cavalo de corrida sofreu uma transformação, com a entrada em cena primeiramente de Hyperion e logo a seguir de Nearco. Os Hurry Ons e Blandfords, foram colocados de lado como perfis fisicos e aptitudinais e quando Northern Dancer assumiu as rédeas do mercado, a mudança se tornou ainda mais efetiva.

Penso também que tanto Hyperion, quanto Nearco, foram os primeiros a estabelecer o conceito da velocidade através da distância, que depois consolidou-se com a introdução de Northern Dancer. Antes a transmissão de caracteres vinha de um processo compatilhado, onde sprinters, eram sprinters, flyers eram flyers, milers eram milers, e haviam ainda os middle distance horses, os classics e os stayers. esta mudança alijou das disputas, sprinters como The Tetrarch e stayers como Son-in-Law. Mas o processo ficou apenas focalizado no classicos. 

Hoje o cavalo moderno compartimentado é raro. Mas ao mesmo tempo que um Dark Angel e um Killachi esmeram-se em produzir sprinters, sprinters-flyers, como Oasis Dream e Cape Cross, são capzes de produzir elementos para as distâncias clássicas e outros reprodutores como Galileo e Dubawi são capazes de preencher quase todas as lacunas a partir da milha.

Temos que perder a mania de tentar compartimentar. Não há o modelo perfeito e acima de tudo cada caso é um caso. Não estamos falando de um jogo genético para poduzir batatas ou tomates. estamos ciando vidas e vidas voltadas ao atleticismo. Aga Khan tem uma foma de idealizar seus cruzamentos, a Juddmonte tem outra distinta e completamente diferente destes dois criadores, criadores australianos estão apresentando outras técnicas, com imbeeds e duplicações. E todas com sucesso. O que difere, é o percentual de acerto e a qualidade das provas ganhas.

Eu, particulamente tenho uma melhor afeição para com pedigrees dotados de imbreeds, mas nunca deixarei de adquirir um Much Better ou um Einstein, por serem portadores de pedigrees abertos. Acima de qualqie teoia ou crensa, devem estar os individuos.

Quanto a precocidade, é hoje uma necessidade mundial. Ela pode trazer, mais rapidamente o ressarcimento de seus custos e levando-se isto em consideração, criadores se tornaram mais comerciais neste detalhe. Poucos são aqueles que tem paciência de esperar a segunda temporada para se ter seu investimento de volta. Mas a pseudo precocidade tem que ser tratada de uma maneira séria. Não é porque um cavalo foi Champion 2yo, que ele vai ser um transmissor de precocidade. Toda circunstância tem que ser analisada. As vezes você tem um cavalo que se saiu bem em sua primeira tempoada, pois, a competencia naquele ano, não foi das melhores. Entre Uncle Mo e Shanghai Bobby, para mim o primeiro foi um melhor dois anos que o segundo e Scat Daddy do mesmo nivel de Uncle Mo, não pode ser considerado um transmissor de excepcional precocidade. Mais na distância seus filhos se destacam, principalmente a patir da segunda campanha.

Volto a repetir: não existe verdade absoluta. Você pode chegar a seu intento de várias formas. Estou satisfeito em chegar a meus intentos da forma como encaro fisicos e pedigrees. Mas respeito a forma como outros conseguem igualmente fazê-lo.