HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 17 de abril de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: UM PEQUENO TRATADO SOBRE PREPOTÊNCIAS

Você pode falar mal do Lula, que tem gente que aplaude e tem gente que vaia. O mesmo em relação a religião e futebol. Agora vai lá e afirma que nunca assistiu a Stars Wars, o Senhor dos Aneis e Harry Porter, e imediatamente uma loucura toma conta daquele que o ouve e você será imediatamente execrado em praça piblica. Pois é, eu nunca assisti a nenhum destes filmes nem me dei ao trabalho de ler os livros. Logo, sou um execrável ser humano.

Tenho como base de raciocinio, que depois de uma certa idade, você está correndo contra o tempo, e por isto interesso-me apenas por assuntos que possam enriquecer a minha mente. Vi a triologia de O Poderoso Chefão, pois amo tudo relativo a Máfia e II Guerra Mundial e estudo bastante história, pois, como já disse em mais de uma oportunidade, ela se repete.

Quem gosta de Stars Wars, o Senhor dos Anéis e Harry Porter, deveria aceitar uma transmissão linear, em se tratando de cavalos de corrida, já que estes filmes são na realidade ações lineares. Mas parece que isto é inadmissivel. Estes que assim o pensam, desafiam as leis da prepotência.

O exemplo básico, por mim já defendido em outros artigos é Northern Dancer-Sadlers Wells-Galileo, mas existem outros tais como Northern Dancer-Danzig-Danehill ou Mr, Prospector-Fappiano-Unbridled. E no caso de linhas receptivas, Mill Reef-Shirley Heights-Darshaan. A prepotência destas "triologias equinas" me parece inquestionavel. Tanto no âmbito físico, como de aptidões locomotoras. E aqui chegamos à razão desta nota.

O que fazer em feente a uma significatica prepotência? 

Deixa-la fluir com cruzamentos com linhas consideradas receptivas  ou de menor prepotência. Ou enfrenta-las, somando-se a elas outras linhas consideradas prepotêntes, que poderá ou não funcionar, já que nem sempre polos positivos se completam?

Em ambas situações há possibilidade de sucesso. Vejam o sucesso retumbante de Sadlews Wells e Galileo com as filhas de Danehill e alguns de seus filhos. Ou em sentido contrário. Trata-se de um encontro entre assumidas prepotências. E o de Sadlers Wells e seus filhos, com as filhas de Mill Reef, seu filho Shiley Heights e seu neto Darshaan, sendo este último veio, considerado receptivo.

Evidentemente que estou me referindo a cruzamentos entre tribos em suas linhas linhas altas. Outossim, em um pedigree existem mais outros segmentos. E eu, particularmente, dou muita importância a pais de segunda e terceira mães. Vejam por exemplo o número de ganhadores de grupo que tem como pai de segunda mãe Caerleon e outros com terceira mãe filhas de Vaguely Noble. Dois grandes corredores, reprodutores, mas que sairam-se apenas razoavelmente como avôs maternos e falharam redondamente na feitura de machos aptos a reeditar suas participações no beeding-shed. E reaparecem de forma significativa em posições consideradas por muitos, como subalternas.

Creio que possam existir as chamadas posições subalternas, mas elas de maneira alguma podem ser reconhecidas nas linhas altas do pai e da mãe do produto, bem como nas posições de pais de segunda e terceira mães. Da mesma forma que numa familia, há de ser reconhecida a importãmcia de mães, avós, bisavós (segunda mãe) e tataravós (terceira avó).

O estudo de acasalamentos tem que ser respeitado. O é no hemisféio norte, tanto na Europa, quanto no Japão. Assim como o é no sul, na Austrália. Estados Unidos, alavamcam seu mercado - na sua grande maioria - com cruzamentos de tattersalls. Cabe a você saber separar o comercial (joio) do racional (trigo), já na marcação de um catálogo.