Os dois anos Habile Bobby e Inforcer dominaram, como disse anteriormente, a precocidade e a velocidade, nos Grande Prêmios Jockey Club Brasileiro (Gr.1) e Major Suckow (Gr.1).
Shanghai Bobby como Drosselmeyer foi um cavalo de apenas uma marcha, mas ao contrário do filho de Distorted Humor que vinha de trás, aproveitando-se do cansaço de seus adversários, o de Harlan's Holiday corria na frente, ensinado aos demais o caminho das pedras. Ganhou a Breeders Cup Juvenille, o que lhe deu direito de vir futuramente a ser reprodutor na Coolmore, que desde cedo demonstrou sua vontade de explorar comercialmente nos Estados Unidos, o segundo maior sonho do proprietario norte-americano, o da precocidade.
O interessante em ambos os casos são os imbreeds em Mr, Prospector, no concernente a Habile Bobby e de seu irmão paterno Exclusive Native, em se tratando de Inforcer, ambos como no acontecido de Dosselmeyer, no segmento do quadrante inferior, exatamente na linha alta de suas mães. Coincidencia? Improvável, pois novamente reforço que quatro em quatro, para mim é 100%.
Shanghai Bobby igualmente não está conseguindo se afirmar nos Estados Unidos, ele que pertence ao forte contigente da Coolmore. A falta de velocidade que está até aqui sendo transmitida a seus filhos, o impossibilita de ter melhores resultados. Que não se confunda a velocidade exigida pelo turfe norte-americano e pelo turfe brasileiro! Ao contrário de Uncle Mo, ele já não conta com o beneplácido do mercado que lhe sorriu timidamente em seu inicio no breeding-shed.
O pedigree de Shanghai Bobby exala velocidade, pois tanto seu avô materno como o pai de sua segunda mãe, foram elementos não só velozes, como igualmente transmissores de velocidade, Orientate e Carson City.
Acho que Inforcer poderia expandir esta sua velocidade através da distância, pelo menos até a milha. A estrutura genética de sua mãe, assim o permite. Afinal, é composta por dois dos três melhores reprodutores de nossa história, Roi Normand e Clackson. E uma complementação de Free Hand e Aureole, que não desabona em nada, pois está coberta de classicismo, ainda mais consubstanciada na facilidade de transmissão da descendência de Skyle, sendo esta última, uma das maiores aquisições feitas neste setor.
Não participo do dia a dia de Inforcer, mas não me surpreenderia se ele estivesse inscrito no ano que vem na milha do Grande Prêmio Presidente da Republica, com reais chances de vencer. Quanto a Habile Bobby, creio que terá que enfrentar a partir de agora o mais dificil obstáculo do turfe brasileiro: as reservadas do Santa Maria de Araras.


