HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

segunda-feira, 4 de junho de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: VOCÊ AINDA ACREDITA QUE SÓ DO BOM COM O BOM HÁ DE VIR O MELHOR?

Um leitor me perguntou se o fato dos melhores corredores do momento trazerem em seus pedigrees, duplicações, me deixava envaidecido. Eu responderia a ele, que não envaidecido e muito menos me sinto surpreendido. Diria ser uma sensação de felicidade no fato de ver a confirmação de ter previsto para onde esta correnteza estava indo, antes mesmo que ela dominasse as águas do rio. E eu a captei este movimento ainda no inicio deste século.

Não sou salmon, que tem que desafiar a correnteza para desovar, na cabeça do rio, pois, já aprendi que no caminho os ursos estão esperando de boca aberta. E ainda mais, que dois fatores tem que ser levados em consideração. Primeiro o simples fato quando algo no turfe se torna notório, encarece. E segundo que tudo que você capta, já foi bolado por alguém a no minimo três anos. E este alguém já pode estar bolando algo novo que poderá dominar nos anos seguintes.

Hoje existem nove cavalos que dividem a atenção do mercado mundial. São eles que captam a imaginação daqueles que investem no mercado. E se a eles somarmos Enable, que está para vir por ai, teremos um universo de pesquisa de nove elementos.

Seria que do do bom com o bom irá nascer o melhor? Acho quefica dificil se corroborar esta tese - medieval, já que dos dez elementos listados, apenas três são filhos de éguas ganhadoras de grupo. Dois de éguas com colocações em provas de grupo. Três em ganhadoras comuns. Uma incapaz de colocar-se e outra sequer de correr. Seriam 30% um percentual a não se discutir?

As duplicações em nada contribuem na força locomotor do elemento de alta qualidade? Eu acho que fica dificil se provar esta tese, se todos possuem pelo menos uma duplicação- Tenho em meu raciocinio - um tanto lógico - que 100% é um percentual contundente. Não deixa espaço para discuções.

Um tem cinco duplicações, assim um com quatro. Cinco tem três duplicações e os restantes três, duas. Isto não parece ser altamente significativo? Note-se que existem dois elementos com duplicações na razão 3x3

Seria importante se notar que Galileo aparece até a segunda geração em nada menos que cinco destes elementos? Quatro na linha superior e uma como avô materno. Trata-se de um percentual de 50%. E o que dizer de seis serem descendente da tribo Northern Dancer? São 60%. 

Talvez deva ser igualmente citado que oito mães destes elementos, (80%) são a tribo Northern Dancer.

Apenas a titulo de ilustração, sete dos dez segmentos maternos que aparecem nesta amostragem, pertencem aos 25 que considero como os mais importantes ainda a serviço da criação, eplo númeo de ganhadores de grupo produzidos E seis estão entre as minhas 18 preferidas.



Menções devem ser dadas A Deep Impact com reprodutor e a Pivotal como avô mateno, ambos responsaveis por dois elementos.

Estamos no atendo a mais alta graduação de disputa do planeta e aquela história só com o bom com o bom se chegará ao melhor, defendida por quem não tem tempo ou quem sabe cerebro, para conhecer melhor os detalhes exigidos em um pedigree, me parece pueril. Imaginem num ambiente qual o nosso termos estruturas e linhas maternas como estas?