O dr. Adriano Quadros, atendendo a um pedido meu, me apresentou o pedigee de quatro, dois anos, que na visão dele, são os melhores corredores de pencas entre os novatos.
A minha curiosidade era saber qual o tipo de estrutura genética estava funcionando neste importante mercado. Notem que os quatro elementos possuem ao menos um imbreed? Logo, os criadores que dirigem sua criação para as provas de pencas, devem acreditar na força das duplicações. Não acreditam que sejam coincidências. Ou seria apenas uma questão de coincidência o pecentual de 100%.
Uma das bases do desenvolvimento do turfe é a velocidade. Como conseguir atingi-la é o sonho de todo criador de cavalos de corrida. Seja o velho Khan, seja Karim, seu neto, portanto que me desculpem ainda os discrentes, mas não conheço ninguém que entenda mais de velocidade no Brasil, do que os amantes das pencas.
O Carlindo, um dos profissionais que mais respeitei, sabia como transformar esta velocidade pura, numa outra através da distância, e por isto teve sucesso nestes dois mundos.
A não tão recente redução da distância do Derby francês, que deixou de ser disputado em distância clássica e passou a ser em distância de meio fundo, teve como objetivo mudar o foco staminico da questão. Confesso que a principio não fui muito solicito a mudança. Mas eu estava errado. Foi uma boa mudança e hoje o Prix du Jockey Club, não pode, nem deve ser visto como uma prova de consolação do Derdy de Epson. É uma prova com vida própria, que apenas coroa o lider de sua geração, um cavalo de meio fundo. Não mais um clássico por excelência. Foi outra procura da valorização da velocidade.
Shamardal o primeiro a provar da mudança, é um reprodutor de primeira linha. Lawman, Le Havre e Lope de Vega, que se seguiram, podem ser considerados acima da média. E creio que Study of Man o será também, algo diferenciado no breeding-shed, pois, embora tenha gente que não acredite em linhs maternas e segmentação em linha direta, tanto Deep Impact quanto Miesque, já provaram ao mundo terem livres, seus respectivos canais de transmissão de classicismo.
O que se entende, é que qualquer que seja o mercado, há de se acreditar nas duplicações, nos imbreeds, nas estruturas genéticas e principalmente nas linhas maternas. Por isto, quando alguém se aproximar de você e negar isto, e defender a teoria de que só com o bom com o bom se chegará ao melhor, CORRA !




