HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS: UMA DEFESA DE TESE

Volto a repetir para que nenhuma dúvida possa pairar na atmosfera. Não sou nem nunca pretendi ser um formador de opinião. Desculpem, mas nem ao menos tenho o dom de ser o dono da verdade, quanto mais posso me sentir difusor de uma linha de pensamento. Outrossim, posso dizer a meu favor que com o que defendo e publico, tenho impelido uma pequena parte dos interessados no turfe, a pensar, do porque as coisas acontecem, Apenas isto. Não mais do que isto.

Afinal, quantos interessados seriam? Não tenho a menor idéia, mas acredito que não mais do que uns poucos milhares, dos quais uns 700 devem seguir o blog, com certa assiduidade. E ente eles, muitos que discordam, Sei que tem ainda gente no turfe, que acha que nada precisa ser feito, pois, ainda acreditam que esta atividade não passa de um hobby. E a tratam como tal. Estariam eles errados? Estão. Perguntem ao senhor Julio Bozano se ele leva a sua empreitada na atividade, - que acredito ser uma das mais bem sucedidas - como um hobby?

Há potanto uma avaliação errada da conjuntura. Mas houveram e ainda existem barbeiragens, que podem ser disseminadas de nosso mercado. A começar do mal uso de reprodutores, por modismo. O que eu apresento a seguir, foi na verdade um pedido meu, levado que fui pela curiosidade de saber porque um pequeno criador, assumia o risco de criar num lugar, onde apenas ele está presente, e com um reprodutor, que a primeia vista poucos acreditariam por ser filho de outro que não conta atualmente com respaldo dos demais criadores.

Todos nós temos direito a fazer o que quizermos, contudo, se houver uma razão plauzível, evidentemente que as suas chances de êxito, tornam-se maiores.

O que é apresentdo a seguir, é resposta a uma minha pergunta. Não uma tentativa de venda de qualquer natureza comercial ou intelectual que possa sugerir tratar-se de uma propaganda A pergunta foi simples: Porque usar Danton? E a resposta me deixou alegre de saber que existe gente jovem, que tenta algo baseado, em teorias que já se provaram úteis. Independentemente do valor comercial, que isto possa ter.

Dará certo? Não sei, mas creio que deverá ter mais chances do que o uso indiscriminado de perebas internacionais de pedigrees notaveis que aqui aportaram, receberam e ainda recebem chances e nada deixaram de verdadeiramente útil.

Mas há de se levar em consideração, quão dificil é se "fazer" um reprodutor, ainda mais de nacionalidade brasileira e com um pai que não agradou, nem a gregos, troianos e chavistas.


Caro Renato,

Porque decidi apostar em Danton?

Primeiramente olhando o papel de seu pai, EMIRATES TO DUBAI, apesar de até aqui não ter respondido as expectativas a altura de seus ancestrais, tem em seu pedigree muita qualidade para passar, visto que sua mãe, além dele, produziu MEZZO SOPRANO ganhadora do Prix Vermeille e já produtora de ganhador de prova de grupo e Halwa Song também produtora e avó materna de ganhadores de Provas de Grupo, entre outros filhos. Sua 2a mãe GLORIOUS SONG além de ser Cavalo do Ano do Canadá, produziu RAHY  e SINGSPIEL, destacados reprodutores e avós maternos, além dela ter produzido a outros ganhadores de provas de Grupo. Sua 3a mãe Ballade, veio a gerar entre outros, mais dois destacados garanhões DEVIL´S BAG e SAINT BALLADO. Seu pai Storm Cat dispensa maiores comentários.

"Segundamente", olhando para sua linha materna, família 1k (mesma família materna do reprodutor FRANKEL, nota-se que as suas três primeiras mães são produtoras de ganhadores de prova de grupo no Brasil, com reprodutores de sucesso em sequência, ROI NORMANDDODGE e GHADEER. Encontra-se nelas ganhadores de prova de Grupo desde os 1.000m como DANTON e LOST LOVE , na milha como AVVEDUTO (irmão materno de Danton) chegando a ENÓLOGO ganhador de prova de grupo em 3.000m, entre outros.

"Terceiramente", o Pedigree de DANTON há várias possibilidades de duplicações em matriarcas e chefes de raça, entre outros Storm Cat, Blushing Groom, Halo, Mr. Prospector, Northern Dancer, Secretariat, Bold Ruler, Raise A Native (por mensageiro diferente de Mr. Prospector), além dos nacionais de sucesso Roi Normand, Dodge, Ghadeer. Duplicações nas matriarcas Terlingua, Crimson Saint, Glorious Song, Ballade, South Ocean, Natalma, Somethingroyal e Cinegita. Dificilmente uma égua não irá gerar duplicações ao cruzar com Danton. 

Morfologicamente ele é bom, com excelente equílibrio, boa expressão e cabeça, talvez precisasse de um pouquinho mais de peito, mas seu "empurrador" é um espetáculo, daquelas ancas enormes que o joquei não tem como errar ao fazê-lo correr. 

Em pista foi um grande velocista e precoce que teve uma campanha muito curta devido a problemas físicos. Estreou aos 2 anos ganhando muito fácil em 1.000m grama da Gávea, pouco mais de 20 dias depois ganhou o GP Cordeiro da Graça GII contra animais de todas idades em 55s com cerca móvel, veio na sua teceira carreira fracassar no Major Suckow GI correndo na ponta. Correu um GIII na copa ABCPCC em São Paulo onde lesionou-se, mesmo assim chegando em quarto a apenas um corpo do ganhador High Hours (exportado para EUA), Wenzel Blade, maior rating de velocistas da América do Sul, Sai de Baixo recordista dos 1.000m grama de São Paulo. Há se se convir tratar-se de uma turma altamente respeitável para a distância. Um ano e meio depois voltou as pistas fracassando em 1.100m areia na Gávea, trinta dias após em páreo semelhante ganhou em três segundos melhor que o páreo que havia perdido, ganhando em 65s para os 1.100m na pista de areia do hipódromo da Gávea, encerrando assim, sua campanha precocimente.

A primeira geração nasce este ano, apenas quatro produtos. Danton no início de sua vida reprodutiva parecia um menino criado em apartamento e pela avó. Demorou a aprender a montar e isso o atrapalhou. Para esse ano, sua carta de monta é maior e melhor. Abaixo o nome das éguas destinadas a ele, com breves comentários pessoais:

Vitória Thunder - Durban Thunder - família 9f. A égua tem um excelente físico e o futuro produto terá Northern Dancer 5x5x, Ghadeer 4x5, Crimson Saint 4x5, Ballade 4x5 e Halo 4x5, 

WitchBlade - Blade Prospector - família 3b. O futuro produto terá  Northern Dancer 5 x 5 , Mr. Prospector 5 x 5 e Ghadeer 3 x 5, 

Wish For Wings - Blade Prospector -  família 1w. Também gera algumas duplicações interessantes no futuro produto com Northern Dancer 5 x 5 e Mr. Prospector 5 x 5. 

Una Runner - Red Runer - família 12d, familia da Immensity pelo ramo de sua filha Maktub, está mãe de vários animais clássicos além do recordista Vôo do Falcão. Com nos exemplos acima, o produto será regado de várias duplicações como Storm Cat 3 x 3, Blushing Groom 4 x 4, Northern Dancer 5 x 5, Storm Bird 4 x 4 e Secretariat 5 x 5.

Last Affair - Romarin- família 5g, a torcida é pelo nascimento de uma fêmea para no futuro montar o tripé mágico com Mr. Prospector, Northern Dancer e Buckpasser. 

Spark Fritz - Fritz - família 13c, égua que já produziu ganhadores de penca de excelente físico que propiciará ao produto a duplicação em Mr. Prospector, na razão 4 x 5, 

La Joia do Mig - Mig - família 16b, velocista F1 na cancha reta Não poderia faltar a duplicação em Northern Dancer 5 x 5

Quantia Boa - Ohio River - família 3b, égua cria nossa, ganhadora de reta no extremo sul do RS com excelente físico, o produto terá duplicações em Mr. Prospector 4 x 5, Dodge 3 x 4, Ghadeer 4 x 5, Storm Bird 4 x 5, 

Petroleira - Ohio River - família 1h, égua de terceira geração em nossa criação, desta família materna nos gerou várias alegrias com diversos ganhadores na cancha reta. O produto gerado irá ter as duplicações em  Mr. Prospector 4 x 5, Dodge 3 x 4 e Raise A Native 5 x 5 x 5 

Para este ano de 2018 já é uma carta de monta superior a do ano de 2017, mas estamos cientes que ainda está longe do que o Danton merece com mais duplicações femininas, melhores mensageiros para as duplicações e é ai que fica o desafio para buscar uma carta de monta melhor em 2019. 

A dificuldade de ter um haras em uma região que somos os únicos registrando PSI no Stud Book Brasileiro, faz com que o sucesso de Danton dependa só de nós, enquanto os outros garanhões recebem ajuda de haras vizinhos. O legal do turfe é que não importa se for rico ou pobre, se conhece muito ou pouco de turfe, se é novo turfista ou veterano, o importante é que a pista determina que são os melhores e quem está no caminho correto...

Abraços

Marcel Bacelo