HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: A CONSTRUÇÃO DE UM TUNEL

Um reprodutor que tenha cinco gerações corridas e com três anos completos, em disputas em mercados de primeio nivel, está sim sujeito a uma analise, para com sua validade ou não no breeding-shed. I AM INVENCIBLE acaba de completar este fim de semana a marca de 21 individuais ganhadores de grupo. Há de se notar que na história brasileira das provas de grupo - iniciada em 1974 - apenas 16 reprodutores conseguiram atingir ou suplantar esta marca. E nenhum deles em apenas cinco fornadas. Logo, há de se louvar o feito de I Am Invencible.

Em pista foi um sprinter ganhador de cinco carreiras, para um total de 13 participações oficiais. Um cavalo médio, ganhador de um grupo 3. Aquele que no Brasil, nem utilizado seria reprodutivamente, mas na Austrália, que pensa de uma forma distinta que a nossa, felizmnte o foi.

Sempre fui um apaixonado por Green Desert e a velocidade por ele transmitida. Uma velocidade sem limite de distância, outrossim, seu filho Invencible Spirit, e o filho deste I Am Invencible. foram genuínos sprinters, que até aqui não conseguiram estaminar a sua produção, com tanta eficiência, como outros filhos de Green Desert, tais como Cape Cross e Oasis Dream. Invemcible Spitir e os dois anteriormente citados. são o tripé de continuidade da tribo estabelecida por Green Desert, que por si própio estabeleceu-se, juntamente com Danehill, como um dos dois baluartes - até o presente momento - de continuidade do invicto filho de Northern Dancer.

A pergunta passa a ser, porque chances foram dadas a I Am Invencible? Tenho uma opinião. Os australianos pensam como os norte-americanos. onde há fumaça, há fogo e que toda montanha por maior que seja, pode ser ultrapassada, se houver engenhosidade. na abertura de um tunel. Quem não se considera capacitdo, tem o direito de contornar a montanha. Quem tem conhecimento e imaginação, tenta constuir o tunel. E assim chances foam dadas a dezenas de filhos de Mr. Prospector, mesmo aqueles que não gozavam de grande prestigio popular.

Por fotos, I Am Invencible parece ser fisicamente um cavalo de primeira linha. Atlético, expressivo e provavelmente correto, contudo acredito que a razão principal de seu aproveitamenti ter sido o fato de ser um decedente de Green Desert, em um pedigree que mesmo não muito recheaado de chefes de raça, ea suceptivel a duplicações. E coincidentemente destes seus 21 individuais ganhadores de grupo, nada menos que 19, tem pelo menos uma duplicação. Três com quatro, um com cinco e pasmem um com sete. Sim eu disse SETE!




Apenas a titulo de curiosidade, vocês seriam capazes de arriscar a dar um palpite de quantos ganhadores de grupo até aqui nesta década no mundo, possuem em seus pedigrees sete duplicações? Eu tenho, de dizer, não como palpite mas com certeza que apenas três. Outrossim, o fato que a mim se torna mais marcante é a capacidade que Green Desert e sua descendência tem, em assimilar positivamente duplicações, mesmo aqueles não dotados de um número grande de chefes de raça e matriarcas. I Am Invencible tem mais de 90% de sua produção clássica com pelo menos uma duplicação.

A observação e a paciência o impelem a acreditar que existem chefes de raça cuja força em um pedigree é altamente positiva. Em outros não tanto. No caso de I Am Invencible, ela me parece altamente benéfica. Notem que em nove, destes 19 casos, existe um imbreed em Danzig e mais um com o imbreed 3x3 em seu filho Geen Desert. Isto repesenta mais de 50%, O que para mim, é um percentual altamente convincente. 

Quando se estuda a técnica da utilização de imbreeds, não basta apenas duplica-los em um pedigree. Tem que saber em quem a duplicá-los e só existe uma forma racional de fazê-lo: tentando distinguir previamente quais são os ramos estabelecidos por estes chefe de raça, que se sentem bem em duplicá-lo. O resto é conversa para inglês ver,