HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 8 de dezembro de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: O IMEDIATISMO

Fui recentemente perguntado em Lexington, porque cavalos brasileiros não estavam vindo com mais frequência para terminar suas campanha nos prados norte-americanos. Tratei de mudar de assunto.

Vamos ser honestos. Nós brasileiros adoramos criticar,  conhecendo ou não o assunto em questão. Outrossim, nos recusamos terminantemente a olhar para o nosso próprio umbigo. 

Filho feio é sempre o do outro e problema no quintal do vizinho, nada tem a haver com você. Isto somado a nossa velha tendência de querer levar vantagem em tudo, nós faz um povo sui-generis, capaz de por quatro eleições, colocar no poder, a um torneiro mecânico e a seguir um poste implantado pelo mesmo. E precisou de quase ter o pais quebrado, para colocar um atrás das grades, e direcionar a outra que parece estar a caminho.

Vejam o caso de nosso futebol. O levado a efeito no Rio de Janeiro, está atualmente abaixo da critica. Inferior ao processado em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, para ficarmos apenas por ai. E os torcedores cariocas continuam a se enganar.  Gozam quem ]e vice campeão, mesmo tendo se livrado da queda, apenas em sua última partida.

Senhores, tirando o Flamengo que vem a duras penas disputando todos os anos o campeonato brasileiro, os outros três grandes clubes, Botafogo, Vasco e Fluminense, do Rio de Janeiro, se limitam a lutar por permanência na serie A. E todos com passagens recentes na segundona, sendo que para pelo menos um ou dois destes clubes, é o único lugar que pode ganhar algum titulo. 

Mas todos os torcedores unidos, destes três clubes, gozam a ineficácia do Flamengo em ser campeão, aludindo com o cheirinho nunca alcançado. Ai eu pergunto com uma naturalidade de uma criança de quatro anos de idade; se safar como por milagre da segundona, não cria um odor mais pútrido?

Em nosso turfe a situação me parece análoga. É o roto se unindo ao esfarrapado para menosprezar aqueles que conseguem um feito maior. Seja ele nacional ou internacional. Lembro como fui criticado ao levar Hard Buck para correr o King George. Depois da carreira, nada foi dito. nem, para o fator sorte, alguém teve a coragem de apelar. Lembram como ridicularizado foi o fato de Einstein, por nem sequer ser domado no Brasil? E depois da limpeza que ele fez nos Estados Unidos - em ambas as costas - quem foi capaz de emitir algum comentário? Ao contrário, silêncio absoluto... Parece que nem aconteceu. Não é gozado?

Gloria de Campeão, era visto como uma piada. Como poderia alguém leva-lo para Dubai, se nem um grupo 1 foi capaz de ganhar no Brasil? Mas ele não só foi levado, como conquistou a única Dubai Cup que um cavalo brasileiro teve a oportunidade de levar, até o presente momento. Quando levaremos outra?  Não creio que eu veja outro, no tempo que me compete.

Não investimos sequer mais naquilo que nos trouxe algum sucesso. O inédito de boa campanha no exterior. O Locris, o Henri le Balafré, o Waldmeister, o Ghadeer. Preferimos o fracassado nos mais importantes breeding-sheds do planeta, mas que em pista ganharam Arcos e grandes provas internacionais. Pensem bem, não seria contraditório? Porque estes monstros sagrados em pista, não fazem mais temporadas na Australia e nem são ambicionados pela África do Sul e demais países da América do Sul? Seria tão difícil chegar-se a uma conclusão?

Se não olharmos para o nosso próprio umbigo e deixarmos nos levar pela onda da moda, seremos em anos engolidos até pelo Uruguai, hoje nosso mercado mais fiel de compra. Vender para a Ásia é bom, mas nem de longe salutar. Castrados e depois esquecidos, eles dificilmente fazem algo por nossa criação, como Siphon, Sandpit e os primeiros a ir, aos Estados Unidos, fizeram. Desculpem aos que não concordam, mas as terras de Tio Sam são nossas principais vitrines. 

Temos que olhar o turfe a longo prazo, não de forma imediata. E isto acontece tanto na compra como na venda. O imediatismo pode nos levar a um caminho sem volta. Não existe o "salvador da pátria". Existe projeto e consecução do mesmo. Dar certo, na grande maioria das vezes leva tempo. Mas quando o objetivo é conseguido, há chance de você lá permanecer por tempo indeterminado.

Ato de contrição. Quem está agindo profissionalmente dentro de um projeto pré-determionado? Quem realmente tem consciência importância de uma genética de primeiro mundo? O que uma Galileo, uma A. P. Indy, ou uma Nureyev podem fazer para sua montagem de um banco genético?

Agora, se dinheiro não for um problema, não está aqui aquele que critica, SEJA IMEDIATISTA: compre uma Danehill ganhadora de grupo 1 e a mande para Galileo. E garanto a vocês que suas chances de conseguir êxito, a curto prazo, crescerão consideravelmente.