HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

PAPO DE BOTEQUIM: O BARQUINHO A SE TOMAR

Penso ser inútil se repetir coisas que me parecem bastante claras, mesmo aos olhos menos benevolentes com a verdade, mas depois de visitar em Bagé e na região de Curitiba, vários haras e inspecionar , até o presente momento, mais de 400 potros, volto a bater na mesma tecla. Estamos criando elementos de alto nível fisico, em que pese a pobreza de nossa genética.

Infelizmente as chuvas que caíram de maneira forte em Bagé, atrasaram meu programa, e com isto, me privaram de ir a São Paulo, e evidentemente que acentuando apenas um gosto pessoal, já determinei mais de 15 elementos que podem ser considerados de alto nível fisico. E vejam aqui não estão os reservados. 

Porque ressalto esta questão? 

Imaginem que na temporada 2017/2018, dos cinco melhores cavalos que considerei em campanha em prados nacionais - Arrocha, Quarteto de Cordas, Halston, Flight Time e Cash do Jaguarete - apenas um foi a hasta publica. Logo, até que provem ao contrário, são 20% de chance de você atingir o mais alto patamar de classe, entre aqueles que são colocados a venda. Logo, ter selecionado aquele único que o publico geral teve acesso, me deixa feliz, mas ciente que todo cuidado é pouco.

Fico estupefato com este fato e tento solucionar esta disparidade examinando o que me é possível examinar, em 21 dias, e voltando para rever em mais duas viagens. Uma em Abril e outra no período dos leilões - meio de Maio a inicio de Junho. Vir em Janeiro, me parece imperativo, pois, é quando na maioria dos haras, os cavalos estão sendo recolhidos do pasto e iniciam seu processo de preparação para as vendas.

Em três meses, evidentemente que há uma transformação no fisico do elemento, mas quando você tem experiência, sabe distinguir um crescimento natural de um induzido. E ai decide em que barquinho quer conscientemente embarcar. Como sempre digo, há um preço para tudo.

Um veterinário me perguntou nesta viagem, qual seria meu tipo de cavalo e eu respondi que aquele que possivelmente possa correr mais que os outros. Sim, esta é a mais pura verdade, pois, compro cavalos de todos os pesos e alturas, de pelagens e desenhos distintos, mas mantendo em comum um equilíbrio que considero básico para o desenvolvimento de sua maior velocidade. Expressão, temperamento, e forma de andar, são pontos importantes, mas que nada adiantaria se não houver equilíbrio. Nada ou em 95% dos casos, para se deixar levar pela teoria do improvável, já que sou daqueles que ainda acreditam nada ser impossível de acontecer em se tratando de cavalos de corrida.

Frequento as vendas de Keeneland e lhes asseguro que a única diferença entre aquela casa de vendas e as nossas vendas é a quantidade de cavalos diferenciados: lá são centenas, aqui dezenas. Ah, existe na verdade outra, Keeneland não se arvora em selecionar aqueles que serão vendidos por fisico. Apenas  obedecem a um programa que seleciona pedigrees e assim ordenam a ordem de entrada. A decisão sobre a qualidade fisico, fica única e exclusivamente a cargo dos compradores. Isto é o justo para quem que vende. Afinal nunca achei em um haras mais do que cinco ou seis produtos de exceção. Não lhes parece mais normal?