Ontem, minutos após Enable cruzar o disco, recebi um Whatzapp de nosso presidente, o Quintela, com a seguinte pergunta: Vais a Paris? Meu caro Quintella, vontade não falta, porém, com a idade, a saude piora, o dinheiro cada dia se torna mais curto e coisas como passar o verão a Saratoga, na primeira semana de Outubro estar em Paris e não deixar de lado as Breeders Cup. forem onde forem elas disputadas, se tornam coisas mais remotas.
Evidente que cavalos como Enable o fazem repensar, pois, qualquer um - ou melhor com raríssimas exceções - não gostam de participar de um momento histórico. Sentir a centímetros um Nijinsky, um Danzig Brave, um Seattle Slew, um Frankel, uma Zenyatta, lhe dão prazeres difíceis de serem igualados. Evidente que para você sentir isto, tem que saber o que é isto. E a gente só sabe, quando teve a sorte de ter algo similar por um determinado período. E a glória, por maior que seja, não é longa. Passa muito rápido, como num piscar de segundos. Logo, você não deve pensar em perder um minuto sequer.
Graças a Deus tive o ensejo de conviver com grandes éguas, que selecionei. Cara Rafaela, Estrela Monarchos, Little Baby Bear, Indian Hope, named! Mas confesso que pouco vi que se assemelha-se a Enable. Ela parece peça de um filme, cujo script é sempre o mesmo. Larga, é contida de uma forma carinhosa por Dettori e ganha no final com a objetividade de sempre. Não dá susto. Já vi dois ou três elementos igualar a sua linha. mas passar, confesso que nunca. Zenyatta, dava susto. Meu coração foi a boca em pelo menos três oportunidades e as lagrimas aos olhos, uma. Todavia, não por culpa sua e sim de um jockey por aqui idolatrado, mas que dificilmente ganharia uma estatística na Gávea.
Tem que se ter respeito, por cavalo bom. Ele é diferenciado e tem que ser tratado de uma forma diferenciada E o que é um jockey de qualidade como Dettori tem demonstrado em relação a Enable. Nesta prova o esquadrão da Coolmore, na reta oposta não a deixou vir para dentro. Assumiram as quatro primeiras colocações numa formação hipica de guerra Quem ali penetrasse, dificilmente sobreviveria. Dettori tinha a vontade de deixa-la escondida atiras do terceiro colocado, pois, ela estava doida para largar dali. Largara por fora com toda uma pista a sua frente. Outrossim, um dos satélites da esquadra, lhe deu um bump, quando Dettori fez menção de colocada onde pensava ser o melhor para ela. O que eles queriam? Que ela disparasse e lhe faltasse algo ao final? Doce ilusão.
Respeito este grande jockey, que voltou a demonstrar saber que ela estava dando tudo de si na reta. Para que usar indiscriminadamente o chicote? Comichão? Muita duvida foi colocada sobre o porque Piggot usou o chicote mas metros finais do Arco de Nijinsky. Se não usa, ganha ele e não Sassafras.
Meu caro Quintella, vontade não falta, pois, muita história pode ser feita no primeiro domingo de Outubro.
Um grande abraço
Renato
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
