HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

domingo, 28 de julho de 2019

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS

Ontem, minutos após Enable cruzar o disco, recebi um Whatzapp de nosso presidente, o Quintela, com a seguinte pergunta: Vais a Paris? Meu caro Quintella, vontade não falta, porém, com a idade, a saude piora, o dinheiro cada dia se torna mais curto e coisas como passar o verão a Saratoga, na primeira semana de Outubro estar em Paris e não deixar de lado as Breeders Cup. forem onde forem elas disputadas, se tornam coisas mais remotas.

Evidente que cavalos como Enable o fazem repensar, pois, qualquer um - ou melhor com raríssimas exceções - não gostam de participar de um momento histórico. Sentir a centímetros um Nijinsky, um Danzig Brave, um Seattle Slew, um Frankel, uma Zenyatta, lhe dão prazeres difíceis de serem igualados. Evidente que para você sentir isto, tem que saber o que é isto. E a gente só sabe, quando teve a sorte de ter algo similar por um determinado período. E a glória, por maior que seja, não é longa. Passa muito rápido, como num piscar de segundos. Logo, você não deve pensar em perder um minuto sequer.

Graças a Deus tive o ensejo de conviver com grandes éguas, que selecionei. Cara Rafaela, Estrela Monarchos, Little Baby Bear, Indian Hope, named! Mas confesso que pouco vi que se assemelha-se a Enable. Ela parece peça de um filme, cujo script é sempre o mesmo. Larga, é contida de uma forma carinhosa por Dettori  e ganha no final com a objetividade de sempre. Não dá susto. Já vi dois ou três elementos igualar a sua linha. mas passar, confesso que nunca. Zenyatta, dava susto. Meu coração foi a boca em pelo menos três oportunidades e as lagrimas aos olhos, uma. Todavia,  não por culpa sua e sim de um jockey por aqui idolatrado, mas que dificilmente ganharia uma estatística na Gávea.

Tem que se ter respeito, por cavalo bom. Ele é diferenciado e tem que ser tratado de uma forma diferenciada  E o que é um jockey de qualidade como Dettori tem demonstrado em relação a Enable. Nesta prova o esquadrão da Coolmore, na reta oposta não a deixou vir para dentro. Assumiram as quatro primeiras colocações numa formação hipica de guerra  Quem ali penetrasse, dificilmente sobreviveria. Dettori tinha a vontade de deixa-la escondida atiras do terceiro colocado, pois, ela estava doida para largar dali. Largara por fora com toda uma pista a sua frente. Outrossim, um dos satélites da esquadra, lhe deu um bump, quando Dettori fez menção de colocada onde pensava ser o melhor para ela. O que eles queriam? Que ela disparasse e lhe faltasse algo ao final? Doce ilusão.

Respeito este grande jockey, que voltou a demonstrar saber que ela estava dando tudo de si na reta. Para que usar indiscriminadamente o chicote? Comichão? Muita duvida foi colocada sobre o porque Piggot usou o chicote mas metros finais do Arco de Nijinsky. Se não usa, ganha ele e não Sassafras.

Meu caro Quintella, vontade não falta, pois, muita história pode ser feita no primeiro domingo de Outubro.

Um grande abraço
Renato